Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/28414
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Maria de Fátima Oliveira-
dc.date.accessioned2017-12-11T14:04:29Z-
dc.date.available2017-12-11T14:04:29Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationCOSTA, Maria de Fátima Oliveira. Ensino e aprendizagem em estudos de usuários: interlocuções nas práticas docentes. Revista Informação em Pauta, Fortaleza, v. 2, n. esp., p. 72-84, out. 2017.pt_BR
dc.identifier.issn2525-3468 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28414-
dc.description.abstractIt addresses the interlocutions made through teaching practices about teaching and learning. It brings some possible reflections to awaken aspects related to the understanding of practices with User Studies, in order to generate discussions and contribute to the teaching of the Community and Users Study discipline, focusing on points that may interfere in the human relationship, awakening and guiding the knowledge of the student. This attention to the main object of Library Science and Information Science, the User, should be valued in the work of the professional and especially in the student's learning, and consequently in his future professional performance. We tried to show the theoretical and methodological aspects, in which teaching and research weigh, leading to students' learning and their formation. The methodology followed was the bibliographical research, consulting databases on the theme, the literature on the subject and their relationships. It stimulates a teaching practice, which must be permanently improved, through continuing education, in compliance with the curricular guidelines outlined in the area. In addition, it signals the promotion of practices, in order to discuss issues inherent to challenges put to the market and those that will come in the daily work of professionals.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Informação em Pautapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino da disciplina sobre usuáriospt_BR
dc.subjectEstudos de usuáriospt_BR
dc.subjectPráticas docentespt_BR
dc.titleEnsino e aprendizagem em estudos de usuários: interlocuções nas práticas docentespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAborda acerca das interlocuções feitas por meio de práticas docentes sobre o ensino e aprendizagem. Traz algumas reflexões possíveis de despertar aspectos relacionados ao entendimento de práticas com Estudos de Usuários, no intuito de gerar discussões e contribuir para o ensino da disciplina de Estudo de Comunidade e de Usuários, focando pontos que possam interferir no relacionamento humano, despertando e orientando o conhecimento do aluno. Essa atenção dada ao objeto principal da Biblioteconomia e da Ciência da Informação, o Usuário, deve ser valorizada no trabalho do profissional e em especial, no aprendizado do aluno, e consequentemente, na sua futura atuação profissional. Procurou-se mostrar os aspectos teórico-metodológicos, em que pesem o ensino e a pesquisa, levando à aprendizagem dos estudantes e à sua formação. A metodologia seguida foi a pesquisa bibliográfica, consultando bases de dados sobre a temática, a literatura sobre o tema e suas relações. Estimula à uma prática docente, que deve ser aprimorada de maneira permanente, por meio da educação continuada, no respeito as diretrizes curriculares traçadas na área. Além disso, sinaliza a promoção de práticas, a fim de debater questões inerentes a desafios postos ao mercado e aqueles que advirão no cotidiano do trabalho profissional.pt_BR
dc.title.enTeaching and learning of user studies: interlocutions teaching practicespt_BR
Aparece nas coleções:DCINF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_mfocosta.pdf460,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.