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dc.contributor.authorGarcia, Pedro Picolli-
dc.date.accessioned2017-12-08T19:01:14Z-
dc.date.available2017-12-08T19:01:14Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationGARCIA, Pedro Picolli. Beradêro: uma leitura da canção de Chico César sob o viés do imaginário. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 2, n. 9, p. 217-225, jan./jun. 2017.pt_BR
dc.identifier.issn1980-4571 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28387-
dc.description.abstractIn this article, the analysis of poetic imageries is conducted. It starts with the presupposition that reading is a non-passive process and that the reader takes part in the re-elaborative fruition process, adding his/her own experiences to the interpretation. In light of Gaston Bachelard’s precepts, it is inferred that the image, while a product of the soul, has its own existence that is modified by the reader’s action. In this way, the poetic act has nos past – the images modifies in each individual reading – and the literary work's sense is determined by the reader as much by the author. Based on this, the suggestion is for an interpretation of the song Beradêro, by Chico César from Paraíba state, parting from the map of the images and the reflection about the sense they assume. Through a possible reading, it is perceived how the lyric is full of symbolic resources that are able of reach the soul of the reader.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrelacespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectChico Césarpt_BR
dc.subjectGaston Bachelardpt_BR
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.subjectImaginarypt_BR
dc.titleBeradêro: uma leitura da canção de Chico César sob o viés do imagináriopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrExercita-se, no artigo, a análise das imagens poéticas. Parte-se do pressuposto de que a leitura é um processo não passivo e que o leitor participa da fruição reelaboradora do texto, agregando à interpretação as suas experiências pessoais. À luz dos preceitos do teórico francês Gaston Bachelard, compreende-se que a imagem, enquanto produto da alma, tem um ser próprio e que se modifica com a ação consciente do leitor. Assim, o ato poético não tem passado - a imagem se modifica a cada leitura individual - e o sentido da obra literária é determinada tanto por quem lê quanto por quem faz. Com base nisso, propõe-se uma interpretação da canção Beradêro, do músico paraibano Chico César, a partir do mapeamento das imagens e da reflexão acerca do sentido que assumem. Busca-se, por meio de uma possibilidade de leitura, demonstrar que o texto é carregado de recursos simbólicos capazes de alcançar a alma do leitor.pt_BR
dc.title.enBerradêro: a reading of Chico César's song under the disguise of an imaginary visionpt_BR
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