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dc.contributor.authorPonte, Alexandre Quintela-
dc.contributor.authorBomfim, Zulmira Áurea Cruz-
dc.contributor.authorPascual, Jesus Garcia-
dc.date.accessioned2017-12-08T13:22:26Z-
dc.date.available2017-12-08T13:22:26Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationPONTE, Alexandre Quintela; BOMFIM, Zulmira Áurea Cruz; PASCUAL, Jesus Garcia. Considerações teóricas sobre Identidade de lugar à luz da abordagem histórico-cultural. Psicologia argumento, Curitiba, v. 27, n. 59, p. 345-354, out./dez. 2009.pt_BR
dc.identifier.issn1980-5942 (online)-
dc.identifier.issn0103-7013-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28378-
dc.description.abstractThis article brings as main focus of discussion the concept of place-identity. The proposal is, initially, to contextualize the concept from the categories space, place and non-place. This initial discussion aims to understand these categories as semiotic and ideological constructions, which are shaped from the human interactions with the environment beyond the mere physical occupation. Next, we will present the historical-cultural methodology of historical-dialectic materialist base, which will enable the comprehension of the article’s final argumentation. In this stage, the method will be historically approached with the purpose of pointing the fundamental bases to support the vision of man adopted by this study. Finally, we will critically discuss about place-identity. For this task, we elect, as main focus of theoretical revision, the notion defended by Proshansky, Fabian and Kaminoff. We identify that the line of epistemological argumentation of these authors follows a path marked by Dewey’s pragmatism and George Mead’s symbolic interactionism. Therefore, we think that investigating the identification of the people with the environments taking the historicalcultural approach as method demands defining this category not for Proshansky et al.’s model, but epistemologically centered in the cultural-historical method itself, at the risk of theoretical incongruence. This way, we defend a conception of place-identity combined to Bader Sawaya’s theory of affection, where the ethical and political dimension is ontologically connected with the affect. As a result, place-identity is thought not only in terms of identification with the environment, but as possibility of affectionate bond to transform psychosocial reality.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPsicologia argumentopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdentidade de lugarpt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectPlace identitypt_BR
dc.subjectMethodologypt_BR
dc.subjectAffectionpt_BR
dc.titleConsiderações teóricas sobre Identidade de lugar à luz da abordagem histórico-culturalpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo traz como principal foco de discussão o conceito de identidade de lugar. A proposta é fazer, inicialmente, uma contextualização do tema a partir das categorias espaço, lugar e não-lugar. Esta discussão inicial visa compreender essas categorias como construções semióticas e ideológicas, as quais se moldam a partir das interações humanas com o ambiente para além da simples ocupação física. Em seguida, apresentaremos a metodologia histórico-cultural de base materialista histórico-dialética, que possibilitará compreender a argumentação final do artigo; nesta etapa, o método será abordado historicamente com o objetivo de apontar as bases fundamentais à sustentação da visão de homem adotada por este estudo. Finalmente, discorreremos criticamente sobre identidade de lugar. Para esta tarefa, elegemos como principal centro de revisão teórica a concepção defendida por Proshansky, Fabian e Kaminoff. Identificamos que a linha de argumentação epistemológica desses autores segue uma vertente marcada pelo pragmatismo de Dewey e o interacionismo simbólico de George Mead. Assim, pensamos que pesquisar a relação de identificação das pessoas com os ambientes, tendo como método a abordagem histórico-cultural, exige definir esta categoria não pelo modelo de Proshansky et al., mas centrado epistemologicamente no próprio método histórico-cultural sob o risco de incongruência teórica. Portanto, defendemos uma concepção de identidade de lugar amalgamada à teoria da afetividade proposta por Bader Sawaia, onde afeto está ontologicamente ligado às dimensões ética e política. Consequentemente, identidade de lugar é pensada não apenas em termos de identificação com o ambiente, mas como possibilidade de vinculação afetiva e transformadora da realidade psicossocial.pt_BR
dc.title.enTheoretical discussions about place-identity by historical-cultural approachpt_BR
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