Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/28328
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBrito, João Luiz Teixeira de-
dc.date.accessioned2017-12-07T13:31:15Z-
dc.date.available2017-12-07T13:31:15Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationBRITO, João Luiz Teixeira de. A Maçã Envenenada: gestos de autor, corpo e obra entre Herberto Helder e Kurt Cobain. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 1, n. 9, p. 217-232, jan./jun. 2017.pt_BR
dc.identifier.issn1980-4571 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28328-
dc.description.abstractThe present article discusses the short-novel A maçã envenenada (2013), by Brazilian writer Michel Laub, with its sights aimed at discussing phenomena related to authorship and bodyof-work which are raised by the contemporary literary text in such a way that the limits between one and another are blurred, confused or virtually obliterated. These phenomena are made relevant in the novelist’s work, since his manner of intimate writing juggles the confessional, the historiographic and the literary, between the possibilities of objectivity and subjectivity in language. Other necessary operators of discourse, such as body, gesture and death (here related to that which is literary or artistic, though not limited to it) are drawn into debate with the insertion of parallel dialogues between Laub’s novel, the writings of Portuguese poet Herberto Helder and the life and works of North American singer-songwriter Kurt Cobain. The argument is also mediated by previous discussions by authors such as Michel Foucault, Roland Barthes, Rosa Maria Martelo and, mainly, Giorgio Agamben.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrelacespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutorpt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectMortept_BR
dc.subjectBodypt_BR
dc.titleA Maçã Envenenada: gestos de autor, corpo e obra entre Herberto Helder e Kurt Cobainpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo discute o romance A maçã envenenada (2013) do escritor brasileiro Michel Laub, com vistas à discussão de fenômenos relativos aos conceitos de autor e obra, suscitados pelo texto literário contemporâneo, de modo que os limites entre um e outro se vejam contemporaneamente borrados, confusos ou virtualmente obliterados. Esses fenômenos tornam-se relevantes na obra do romancista, uma vez que sua escrita de cunho intimista joga com os limites do confessional, do historiográfico e do literário, entre as possibilidades de objetividade e subjetividade na linguagem. Outros operadores necessários, como os de corpo, gesto e morte (concernentes aqui no que diz respeito àquilo que é propriamente literário ou artístico, embora não limitados a isto), entram em questão com a inserção de diálogos paralelos entre o romance de Laub, a escrita do poeta português Herberto Helder e a vida e obra do cantor norte-americano Kurt Cobain. O debate é também mediado pelas discussões prévias de autores como Michel Foucault, Roland Barthes, Rosa Maria Martelo e, principalmente, Giorgio Agamben.pt_BR
dc.title.enThe Poisoned Apple: gestures of authorship, body and body-of-work between Herberto Helder and Kurt Cobainpt_BR
Aparece nas coleções:PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_jltbrito.pdf494,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.