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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Simultaneidade indissolúvel: a escrita autobiográfica de Günter Grass
Título em inglês: Indissoluble simultaneity of fiction and fact in Günter Grass's autobiography
Autor(es): Pedro, Elisandra de Souza
Palavras-chave: Autobiografia;Ficção;Segunda Guerra Mundial;Autobiography
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: Revista Entrelaces
Citação: PEDRO, Elisandra de Souza. Simultaneidade indissolúvel: a escrita autobiográfica de Günter Grass. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 1, n. 9, p. 76-90, jan./jun. 2017.
Resumo: A obra Beim Häuten der Zwiebel Nas peles da cebola (2006), de Günter Grass causou muitas discussões nos meios literários, principalmente devido à revelação de que o autor havia feito parte da Waffen-SS. Ponto central das análises publicadas a respeito da obra, a declaração suscitou questionamentos de caráter ético, de revalidação da obra do autor e, segundo alguns estudiosos, determinou as estratégias por ele escolhidas para a elaboração de sua narrativa. Este último aspecto será o ponto central da discussão, pois a partir dele se dá a avaliação de que a narrativa autobiográfica de Grass, em alguns momentos, poderia ser avaliada como ficcional. O que se pretende é observar como Grass realiza o gênero autobiográfico e problematiza as particularidades de sua escrita, sobretudo a partir do trânsito entre o factual e o ficcional, que gera ambiguidade no gênero e coloca o leitor em dúvida quanto ao caráter da obra. Segundo pretendemos expor, a manipulação das categorias de verdade factual e representação ficcional no sentido de sua indeterminação é decisiva para a elaboração dos conteúdos relativos à memória do escritor.
Abstract: Günter Grass's Beim Häuten der Zwiebel (2006) was theme of important literary debates in Germany, focused on Grass’ polemical revelation of his enlistment in the Waffen-SS. Grass’ confession raised not only ethical controversy, but also attempts of reexamination of his literature; according to some scholars, this truth was at the very core of the strategies chosen by him for the elaboration of his autobiographical narrative. This last aspect will be the central point of our discussion, since it gives us the opportunity of analyzing the contact between fictional and autobiographical discourses in Grass’ narrative. Our aim is to observe how Grass explores the autobiographical genre and problematizes the specificities of his writing, with special attention to the transit between fact and fiction and the ambiguities resulted from it. As it is our intention to confirm, his manipulation of categories of factual truth and fictional representation, in the sense of its indetermination, is decisive for the elaboration of the writer's memorabilia.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28318
ISSN: 1980-4571 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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