Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2822
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Benevides, Ireleno Porto | - |
dc.contributor.author | Almeida, Regina Célia Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2012-06-25T10:47:13Z | - |
dc.date.available | 2012-06-25T10:47:13Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Regina Célia Santos de. Evasão discente no curso de estilismo e moda da UFC. 2009. 207 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza-CE, 2009. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2822 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | http://www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Evasão Escolar na Educação Superior | pt_BR |
dc.subject | Estilismo e Moda – Evasão Escolar | pt_BR |
dc.subject | Perfil dos Estudantes | pt_BR |
dc.subject | Taxa de Evasão Escolar | pt_BR |
dc.title | Evasão discente no Curso de Estilismo e Moda da UFC | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A evasão discente é um dos principais temas dos discursos educacionais da atualidade. As políticas educacionais implantadas nas instituições federais de educação superior (Ifes), a partir de 2007, objetivam a redução desse fenômeno. Nesse contexto o estudo em pauta discute a evasão discente da Universidade Federal do Ceará, com foco no curso de graduação em Estilismo e Moda, levantando os seguintes questionamentos: Qual o perfil apresentado pelo alunado evadido do curso de Estilismo e Moda entre 1994 e 2008? E como esse perfil indica o risco de evasão? Para responder a essas questões foi desenvolvida uma pesquisa exploratório-descritiva, baseada nos históricos acadêmicos e nas informações dos sujeitos da pesquisa, os evadidos “ingressantes” no curso entre 1994 e 2007 e dos coordenadores do curso. A fundamentação teórica segue explicação sociológica com os principais teóricos (SPADY, 1970; TINTO, 1975, 1987, 1993, 1997; NORA; BARLOW; CRISP, 2005); psicológica (BEAN, 1980, PASCARELLA, 1980; ASTIN, 1985) e econômica (CARRERA; NORA; CASTAÑEDA, 1992), que criaram as principais teorias e modelos desse fenômeno educacional. Corroboram no referencial teórico os estudos de Andriola (2003; 2005; 2006), Biazius (2005), Cislaghi (2008) e Estite (2005). Os dados foram analisados mediante estatística descritiva e a medida de associação do Teste Exato de Fisher com simulação de Monte Carlo. O estudo revelou que as taxas de evasão entre os anos de 1994 e 2008 foram significantes nos anos de 1999, 2005, 2007 e 2008 respectivamente em 30%, 46,7%, 45,5% e 48,9%, paradoxalmente as de sucesso foram significativas dos anos de 2003, 2004, 2006, 2007 e 2008 que respectivamente atingiram 58,55; 57,70; 78,26; 82,22 e 86,66. Os estudantes evadidos apresentaram o seguinte perfil: 89,09 % do sexo feminino, 75,45% estado civil solteira, 95% naturalidade cearense, e 57,27% pertencem à faixa etária entre 18 e 21 anos. Os dados relativos ao desempenho acadêmico mostraram alta significância nas médias de reprovação por freqüência. Os resultados revelaram ainda que tanto os fatores internos políticos institucional, didáticos – pedagógicos - curriculares e, quanto aos fatores externos relacionados à interesses pessoais associados a algumas características do perfil dos estudantes evadidos influenciam determinantemente a decisão do aluno em evadir-se. | pt_BR |
dc.title.en | Student evasion in the Fashion Course at the UFC | pt_BR |
Aparece nas coleções: | POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2009_dis_RCSAlmeida.pdf | 2,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.