Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2822
Tipo: Dissertação
Título : Evasão discente no Curso de Estilismo e Moda da UFC
Título en inglés: Student evasion in the Fashion Course at the UFC
Autor : Almeida, Regina Célia Santos de
Tutor: Benevides, Ireleno Porto
Palabras clave : Evasão Escolar na Educação Superior;Estilismo e Moda – Evasão Escolar;Perfil dos Estudantes;Taxa de Evasão Escolar
Fecha de publicación : 2009
Editorial : http://www.teses.ufc.br
Citación : ALMEIDA, Regina Célia Santos de. Evasão discente no curso de estilismo e moda da UFC. 2009. 207 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza-CE, 2009.
Resumen en portugués brasileño: A evasão discente é um dos principais temas dos discursos educacionais da atualidade. As políticas educacionais implantadas nas instituições federais de educação superior (Ifes), a partir de 2007, objetivam a redução desse fenômeno. Nesse contexto o estudo em pauta discute a evasão discente da Universidade Federal do Ceará, com foco no curso de graduação em Estilismo e Moda, levantando os seguintes questionamentos: Qual o perfil apresentado pelo alunado evadido do curso de Estilismo e Moda entre 1994 e 2008? E como esse perfil indica o risco de evasão? Para responder a essas questões foi desenvolvida uma pesquisa exploratório-descritiva, baseada nos históricos acadêmicos e nas informações dos sujeitos da pesquisa, os evadidos “ingressantes” no curso entre 1994 e 2007 e dos coordenadores do curso. A fundamentação teórica segue explicação sociológica com os principais teóricos (SPADY, 1970; TINTO, 1975, 1987, 1993, 1997; NORA; BARLOW; CRISP, 2005); psicológica (BEAN, 1980, PASCARELLA, 1980; ASTIN, 1985) e econômica (CARRERA; NORA; CASTAÑEDA, 1992), que criaram as principais teorias e modelos desse fenômeno educacional. Corroboram no referencial teórico os estudos de Andriola (2003; 2005; 2006), Biazius (2005), Cislaghi (2008) e Estite (2005). Os dados foram analisados mediante estatística descritiva e a medida de associação do Teste Exato de Fisher com simulação de Monte Carlo. O estudo revelou que as taxas de evasão entre os anos de 1994 e 2008 foram significantes nos anos de 1999, 2005, 2007 e 2008 respectivamente em 30%, 46,7%, 45,5% e 48,9%, paradoxalmente as de sucesso foram significativas dos anos de 2003, 2004, 2006, 2007 e 2008 que respectivamente atingiram 58,55; 57,70; 78,26; 82,22 e 86,66. Os estudantes evadidos apresentaram o seguinte perfil: 89,09 % do sexo feminino, 75,45% estado civil solteira, 95% naturalidade cearense, e 57,27% pertencem à faixa etária entre 18 e 21 anos. Os dados relativos ao desempenho acadêmico mostraram alta significância nas médias de reprovação por freqüência. Os resultados revelaram ainda que tanto os fatores internos políticos institucional, didáticos – pedagógicos - curriculares e, quanto aos fatores externos relacionados à interesses pessoais associados a algumas características do perfil dos estudantes evadidos influenciam determinantemente a decisão do aluno em evadir-se.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2822
Aparece en las colecciones: POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2009_dis_RCSAlmeida.pdf2,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.