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dc.contributor.authorMarcarini, Célia Verônica-
dc.contributor.authorAraújo, Vania Carvalho de-
dc.date.accessioned2017-11-30T13:23:43Z-
dc.date.available2017-11-30T13:23:43Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationMarcarini, C. V.; Araújo, V. C. (2017)pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.issn2526-0847 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28226-
dc.descriptionMARCARINI, Célia Verônica; ARAÚJO, Vania Carvalho de. Quando as crianças chegam pela primeira vez à educação infantil: um olhar a partir de suas experiências. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 39, n. 73, p. 191-208, jan./jun. 2017.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to analyze the initial process of access and permanence of children in a public early childhood education institution in the City of Vila Velha, ES, Brazil, which serves children only over age 3. During the first stage of the investigation, which took one month, we carried out a qualitative exploratory study in order to observe and describe the initial expectations and conflicts shown through interaction among the children who attended daycare for the first time. Starting from the initial observations identified, the second stage, we carried out an ethnographic case study (ANDRÉ, 2009) until the end of the year. The subjects involved in the study were the children, the teacher and the caregiver. Data were collected using participant observation, a field journal and semi-structured interviews. We identified children’s adaptation as the predominant strategy adopted while working with these children, and we propose acceptance as a necessary practice to be taken into account during all the process of access and permanence of children in early childhood education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectAcesso e permanência na educação infantilpt_BR
dc.subjectAdaptação escolarpt_BR
dc.subjectRitual de passagem e educação infantilpt_BR
dc.titleQuando as crianças chegam pela primeira vez à educação infantil: um olhar a partir de suas experiênciaspt_BR
dc.title.alternativeCuando los niños llegan por primera vez en la educación infantil: una mirada desde sus experienciaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa tem por objetivo analisar o processo inicial de acesso e permanência das crianças em uma instituição de educação infantil pública do município de Vila Velha (ES) que atende crianças somente a partir dos três anos de idade. Na primeira etapa de investigação, com duração de um mês, realiza-se um estudo exploratório qualitativo buscando observar e descrever as expectativas e os conflitos iniciais evidenciados nas interações entre as crianças que, pela primeira vez, frequentam a creche. Partindo-se das observações iniciais identificadas, a segunda etapa da pesquisa, transcorrida até o final do ano, realiza um estudo de caso do tipo etnográfico (ANDRÉ, 2009). Tendo como sujeitos da pesquisa as crianças, a professora da turma e a cuidadora, foram utilizados como instrumento de coleta e análise de dados a observação participante, o diário de campo e entrevistas do tipo semiestruturada. Identifica-se a adaptação das crianças como estratégia predominante utilizada no trabalho com os educandos e propõe-se o acolhimento como uma prática necessária a ser considerada em todo o processo de acesso e permanência das crianças na educação infantil.pt_BR
dc.description.abstract-esEsta pesquisa tiene por objetivo analizar el proceso inicial de acceso y permanencia de los niños en una institución de educación infantil pública de la municipalidad de Vila Velha (ES) que atiende niños solamente a partir de los tres años de edad. En la primera etapa de investigación, con duración de un mes, se realiza un estudio exploratorio cualitativo buscando observar y describir las expectativas y los conflictos iniciales evidenciados en las interacciones entre los niños que por primera vez frecuentan la guardería infantil. A partir de las observaciones iniciales identificadas, en la segunda etapa de la pesquisa, transcurrida hasta el final del año, se hace un estudio de caso de tipo etnográfico (ANDRÈ, 2009). Teniendo como sujetos de la pesquisa los niños, la profesora del grupo y la cuidadora, se utiliza como instrumento de recolección y análisis de datos la observación participante, diario de campo y entrevistas de tipo semiestructurada. Identifica la adaptación de los niños como estrategia predominante utilizada en el trabajo con los niños y propone el acogimiento como una práctica necesaria a ser considerada en todo el proceso de acceso y permanencia de los niños en la educación infantil.pt_BR
dc.title.enWhen children get to early childhood education: a view from their experiencept_BR
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