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dc.contributor.authorMarquezan, Fernanda Figueira-
dc.contributor.authorMartins, Michele Wohlmann-
dc.date.accessioned2017-11-30T13:00:13Z-
dc.date.available2017-11-30T13:00:13Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationMarquezan, F. F.; Martins, M. W. (2017)pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.issn2526-0847 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28222-
dc.descriptionMARQUEZAN, Fernanda Figueira; MARTINS, Michele Wohlmann. Princípios norteadores da educação infantil: o que dizem os projetos político-pedagógicos. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 39, n. 73, p. 154-170, jan./jun. 2017.pt_BR
dc.description.abstractEarly childhood education has undergone changes since the promulgation of the National Curricular Guidelines for Early Childhood Education (DCNEI). This legal text presents guiding principles of early childhood education that need to be explicit in the pedagogical proposals of educational institutions. Thus, this study investigated how these guiding principles are considered in the Political-Pedagogical Projects (PPPs) of three Municipal Institutions of Early Childhood Education (MSCEs) in a countryside city of Rio Grande do Sul (RS), Brazil. The specific goals of this study are: i) to identify how aesthetic, ethical and political values are explicit in the document CNE/CEB n. 20/2009, which establishes the DCNEI; and ii) to verify which guiding principles of early childhood education are present in the PPPs. Therefore, this study was based on a qualitative approach and case study, which was applied in three countryside schools of Rio Grande do Sul (RS). The source of the data was the PPPs of the respective institutions of early childhood education. After analyzing the data, the results indicate that the PPPs contemplate the guiding principles, and demonstrate that when the teachers and managers of these municipal institutions prepare their documents, they seek to consider what the legal texts propose with regard to early childhood education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrincípiospt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectProjeto político-pedagógicopt_BR
dc.subjectDiretrizes curriculares nacionaispt_BR
dc.titlePrincípios norteadores da educação infantil: o que dizem os projetos político-pedagógicospt_BR
dc.title.alternativePrincipios orientadores de la educación infantil: qué dicen los proyectos político-pedagógicospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA educação infantil tem sofrido mudanças a partir da promulgação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI). O texto legal declara princípios norteadores da educação infantil que precisam estar explicitados nas propostas pedagógicas das instituições. Assim, este estudo investigou como os princípios norteadores da educação infantil são contemplados nos projetos político-pedagógicos (PPPs) de três escolas municipais de educação infantil (EMEI) de um município do interior do Rio Grande do Sul. Como objetivos específicos, tem-se o que segue: a) identificar como os princípios estéticos, éticos e políticos são explicitados no Parecer CNE/CEB n.º 20/2009, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil; e b) verificar quais princípios norteadores da educação infantil são declarados nos PPPs. Para isso, a pesquisa apoiou-se na abordagem qualitativa; o tipo de estudo utilizado foi o de caso, em três escolas do interior do Rio Grande do Sul. A fonte de dados foram os projetos político-pedagógicos das respectivas instituições de educação infantil. Após a análise dos dados, os resultados indicam que os PPPs das EMEI estudadas contemplam os princípios norteadores, demostrando que os professores e os gestores das instituições municipais de educação, ao elaborarem seus documentos, procuram atender ao que é declarado nos textos legais referentes à educação infantil.pt_BR
dc.description.abstract-esLa educación infantil ha sufrido cambios a partir de la promulgación de las Directrices Curriculares Nacionales para la Educación Infantil (DCNEI). En el texto legal se declaran principios orientadores de la educación infantil, que necesitan estar explicitados en las propuestas pedagógicas de las instituciones. Así pues, este estudio investigó cómo son contemplados los principios orientadores de la educación infantil en los Proyectos Político Pedagógicos (PPPs) de 03 (tres) Escuelas Municipales de Educación Infantil (EMEIs), de un municipio del interior de Río Grande del Sur (RS). Los objetivos específicos fueron: a) identificar cómo los principios estéticos, éticos y políticos son explicitados en el Dictamen CNE/CEB nº: 20/2009, que establece las Directrices Curriculares Nacionales para la Educación Infantil, y b) verificar cuáles principios orientadores de la educación infantil se declaran en los PPPs. Para eso, la investigación se apoyó en el abordaje cualitativo y el tipo de estudio utilizado fue el de caso en 03 (tres) escuelas de una ciudad del interior del RS. La fuente de datos fueron los Proyectos Político-Pedagógicos de las respectivas instituciones de educación infantil. Después de analizar los datos, los resultados indican que los PPPs de las EMEIs estudiadas contemplan los principios orientadores, puesto que los profesores y gestores de las instituciones municipales de educación, al elaborar sus documentos, buscan atender lo que está declarado en los textos legales referentes a la educación infantil.pt_BR
dc.title.enGuiding principles of early childhood education: the political-pedagogical projectspt_BR
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