Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/28219
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSales, Francisco José Lima-
dc.date.accessioned2017-11-30T12:53:36Z-
dc.date.available2017-11-30T12:53:36Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSales, F. J. L. (2017)pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.issn2526-0847 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28219-
dc.descriptionSALES, Francisco José Lima. O perfil da educação rural no Maranhão na década de 1990. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 39, n. 73, p. 106-119, jan./jun. 2017.pt_BR
dc.description.abstractThis study presents the scenario of rural education of the 1990s in Maranhão State - Brazil, trying to associate their poor accomplishment for the school development project adopted by the successive state governments (from 1966 to 2002). It shows that such a project, which has lasted for decades, sometimes under the authoritarian rule of that State, sometimes with the prevalence of the market, it relegated the agent of a small rural production to the condition of a structural marginalized, both in political and social planes, and economic as well. Based on studies about the reality of economic underdevelopment of family agriculture in Maranhão State, this study reflects on the possible influences that focus on educational policy and that, eventually, are presented as one of the elements responsible for the lack of a successful education in the rural zones of Maranhão State.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectProjeto desenvolvimentistapt_BR
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.subjectSubdesenvolvimento econômicopt_BR
dc.titleO perfil da educação rural no Maranhão na década de 1990pt_BR
dc.title.alternativePerfil de la educación rural en Maranhão en la década de 1990pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo apresenta o cenário da educação rural maranhense, procurando associar o seu baixo desempenho escolar ao projeto desenvolvimentista adotado pelos sucessivos governos estaduais (de 1966 a 2002). Mostra que tal projeto, que se arrasta há décadas, ora sob o domínio autoritário do Estado, ora com a prevalência do mercado, relegou o agente da pequena produção rural à condição de marginalizado estrutural, tanto nos planos político e social quanto no econômico. Com base nos estudos sobre a realidade de subdesenvolvimento econômico da agricultura familiar maranhense, reflete sobre os possíveis condicionamentos que incidem sobre a política educacional e que, em última instância, apresentam-se como um dos elementos responsáveis pelo quadro de carência da educação desenvolvida na zona rural maranhense.pt_BR
dc.description.abstract-esEste estudio presenta el escenario de la educación rural en Maranhão, buscando asociar su bajo desempeño escolar con el proyecto de desarrollo adoptado por sucesivos gobiernos estaduales (1966-2002). Demuestra que este proyecto, que se arrastra desde hace décadas, unas veces bajo el régimen autoritario del Estado y otras veces con la prevalencia del mercado, ha relegado el agente de la pequeña producción rural a la condición de marginado estructural tanto en los planes políticos y sociales como en el plan económico. Basado en estudios sobre la realidad del subdesarrollo económico de la agricultura familiar de Maranhão, reflexiona sobre las posibles restricciones que se centran en la política educativa y que, en última instancia, se presenta como uno de los elementos responsables del cuadro de carencia de la educación practicada en las zonas rurales de Maranhão.pt_BR
dc.title.enThe profile of rural education in Maranhão state of the 1990pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_fjlsales.pdf291,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.