Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/28214
Tipo: Artigo de Periódico
Título: El debate sobre el desarrollo sostenible: una indroducción para una educación ambiental
Título(s) alternativo(s): Debate sobre desenvolvimento sustentável: introdução a uma educação ambiental
Título em inglês: Debate on sustainable development: introduction to environmental education
Autor(es): Salinas, Carlos Enrique Tupiño
Araújo, José Carlos de
Palavras-chave: Desarrollo sostenible;Educación ambiental;Acciones colectivas comunes;Sustainable development
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: Salinas, C. E. T.; Araújo, J. C. (2017)
Resumo: Este artigo objetiva analisar o debate sobre o desenvolvimento sustentável, mais especificamente, refletir sobre a origem, o conceito e a fundamentação epistemológica do desenvolvimento sustentável. Indaga-se o seguinte: que é o desenvolvimento sustentável? Quais são suas implicações a partir de sua formalização e debate conceitual e epistemológico? A análise e a reflexão sobre esse debate mostraram, precipuamente, duas questões acerca da temática da educação ambiental: a proposta da comissão Brundtland e a estratégia do Parlamento Europeu devem ser repensadas; a educação ambiental deve ser implementada por meio de ações coletivas comuns que se contraponham à apropriação eurocêntrica dos recursos naturais.
Abstract: This paper aims to analyze the debate on sustainable development, more specifically, to reflect on the origin, concept and epistemological foundation of sustainable development. The question is: what is sustainable development? What are its implications from its formalization and conceptual and epistemological debate? The analysis and reflection on this debate showed two questions on the subject of environmental education: the proposal of the Brundtland Commission and the European Parliament’s strategy must be rethought; environmental education must be implemented through common collective actions that counteract the Eurocentric appropriation of natural resources.
Resumen: El objetivo de este artículo consistió en analizar el debate sobre el desarrollo sostenible, y específicamente, se trató de reflexionar sobre el origen, la conceptualización y sobre la fundamentación epistemológica del desarrollo sostenible. Fue entonces que surgió la pregunta: ¿Qué es el desarrollo sostenible? y ¿Cuáles son sus implicaciones a partir de su formalización y debate conceptual y epistemológico? El análisis y la reflexión sobre el debate mostraron principalmente dos cuestiones sobre la educación ambiental: debe repensar la propuesta de la comisión Brundtland y la estrategia del parlamento europeo; y la educación ambiental debe ser pensada con las acciones colectivas comunes que enfrentan la re-apropriación eurocéntrica de los recursos naturales.
Descrição: SALINAS, Carlos Enrique Tupiño; ARAÚJO, José Carlos de. El debate sobre el desarrollo sostenible: una indroducción para una educación ambiental. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 39, n. 73, p. 47-59, jan./jun. 2017.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28214
ISSN: 0102-1117 (impresso)
2526-0847 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_cetsalinasjcaraujo.pdf208,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.