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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Narrativas autobiográficas de jovens em conflito com a lei
Título em inglês: Autobiographical narratives of youth in conflict with the law
Autor(es): Germano, Idilva Maria Pires
Serpa, Francisca Adriana da Silva
Palavras-chave: Narrativa autobiográfica;História de vida;Jovens em conflito com a lei;Invenção de si;Autobiographical narrative;Life stories;Youth in conflict with the law;Self-making
Data do documento: 2008
Instituição/Editor/Publicador: Arquivos Brasileiros de Psicologia
Citação: GERMANO, Idilva Maria Pires; SERPA, Francisca Adriana da Silva . Narrativas autobiográficas de jovens em conflito com a lei. Arquivos Brasileiros de Psicologia, Rio de Janeiro, v. 60, n. 3, p. 9-22, 2008.
Resumo: Mediante Entrevistas Narrativas (Schütze, 1992a; 1992b), oito rapazes em cumprimento de medidas socioeducativas contaram suas histórias autobiográficas. A partir das proposições indexadas e não indexadas dos relatos, foram pesquisadas suas constantes temáticas e textuais. O trabalho foi orientado por uma perspectiva de Psicologia Narrativo-discursiva que integra contribuições de Jerome Bruner, Kenneth Gergen e Mary Gergen e de outros teóricos que postulam a modelação narrativa do self. Os jovens focalizaram a pressão dos pares, o apelo do consumo e a imaturidade como razões para a incursão em delitos, e o medo da morte violenta e precoce como razão para a mudança de vida. As histórias modelaram o sentido de “conversão”, por meio de uma linha de intriga regressivo-progressiva que articulou as experiências mais significativas do narrador. Voz ativa ou passiva e estilo realista ou subjuntivo foram empregados de modo a obter certos efeitos de sentido acerca da prática de infração. Conclui-se que a imagem que cada narrador reivindicou para si mostrou-se resultado de um trabalho de reconstrução narrativo-discursiva, vinculado à interação entrevistador-entrevistado.
Abstract: Eight male youth in conflict with the law were interviewed by using Schütze’s Narrative Interview (1992a; 1992b). Thematic and textual regularities in their autobiographies were studied through indexed and non-indexed propositions. This research was conducted in a discursive-narrative psychology perspective which integrates contributions of Jerome Bruner, Kenneth Gergen and Mary Gergen and other authors who posit the narrative construction of the self. The youth focused peer pressure, the drive for consuming goods and immaturity as reasons for initiating illicit activities and the fear of precocious and violent death as a reason for changing a delinquent life course. Their autobiographical histories constructed a meaning of “conversion” by means of a regressive-progressive skeleton plot which articulated the narrator’s most significant experiences. Passive or active voices and realist or subjunctive styles were used in order to obtain certain effects of meaning about transgression practices. We conclude the image each narrator claims for himself is a result of narrative and discursive reconstruction work bound to the interaction between interviewer and interviewee
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28091
ISSN: 1809-5267
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

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