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dc.contributor.authorAssis, Raimundo Jucier Sousa de-
dc.contributor.authorDamasceno, Francisca Jardélia Lima-
dc.date.accessioned2017-11-28T17:55:29Z-
dc.date.available2017-11-28T17:55:29Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationAssis, R. J. S.; Damasceno, F. J. L. (2017)pt_BR
dc.identifier.issn2317-2010 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28069-
dc.descriptionASSIS, Raimundo Jucier Sousa de; DAMASCENO, Francisca Jardélia Lima. Estado, educação e a formação (anti-capitalista) em tempos de neoliberalismo. Revista Dialectus, Fortaleza, ano 4, n. 10, p. 127-149, jan./jun. 2017.pt_BR
dc.description.abstractThis article analyzes the relationship between State, teacher formation and formal education as an inherent part of the process of reproduction of capitalist sociability. Based on the Educational Policy mediated by public and private sectors, documents are elaborated as a regulatory framework of the Brazilian educational system in the service of the adjustments of the heralds of neoliberalism. We evince that formal education takes on the role of forming a surplus of workers for the market and reproduces a portion of instrumental reason as the measure of collective thought, citizenship being the national ideology indicated as a horizon for teachers and students in Brazil through the overvaluation of skills and competences in the political-pedagogical process of educational institutions. Ultimately, experiences between Education and Social Movements, such as the graduate courses in Field Education and Field Schools, have enabled us to observe other paths on human formation in times of crisis of the New Republic in Brazil.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Dialectuspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstadopt_BR
dc.subjectPolítica da Educaçãopt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectStatept_BR
dc.titleEstado, educação e a formação (anti-capitalista) em tempos de neoliberalismopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo analisa a relação entre Estado, Formação do Professor e Educação formal como parte inerente do processo de reprodução da sociabilidade capitalista. A partir da Política Educacional mediada pelo setor público e privado, documentos são elaborados como marco regulatório do sistema de educação brasileiro a serviço dos ajustes dos arautos do neoliberalismo. Evidenciamos que a educação formal assume o papel de formar o excedente de trabalhadores para o mercado e reproduz parcela da razão instrumental como a medida do pensamento coletivo, sendo a cidadania a ideologia nacional indicada como horizonte para professores e estudantes no Brasil por meio da supervalorização das habilidades e competências no processo político-pedagógico das instituições educativas. Por fim, experiências entre Educação e Movimentos Sociais, como dos cursos superiores de Licenciatura em Educação do Campo e Escolas do Campo, tem nos possibilitado observar outros caminhos sobre a formação humana em tempos de crise da Nova República no Brasil.pt_BR
dc.title.enState, education and the (anti-capitalist) formation in times of neoliberalismpt_BR
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