Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/28068
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A formação de professores como estratégia de consolidação da hegemonia do capital |
Título em inglês: | Teacher training as a strategy for consolidation of capital's hegemony |
Autor(es): | Jovino, Wildiana Kátia Monteiro |
Palavras-chave: | Formação de Professores;Educação;Educação a distância;Teacher training |
Data do documento: | 2017 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Dialectus |
Citação: | Jovino, W. K. M. (2017) |
Resumo: | O presente trabalho inicia a discussão acerca dos elementos fundamentais à compreensão do papel específico que a educação assume na sustentação ideológica da ordem social do capital, evidenciando a repercussão desse processo na formação de professores para a educação básica. Como veremos, a doutrina neoliberal, redefinida na chamada Terceira Via, ou, ainda, social-liberalismo, traça sua hegemonia através de um conjunto ampliado de reformas com o objetivo de garantir os interesses do grande capital sobre a justiça social. O caráter expansionista, destrutivo e incontrolável do metabolismo social no capitalismo engendra uma “crise estrutural” que evidencia, de forma contundente, os antagonismos e as desigualdades que assolam a vida humana: o crescimento das taxas de desemprego, a crise ambiental e a explosão da barbárie social são os ingredientes da gestão econômica que atacam cruelmente o trabalho humano, com diferentes métodos de organização do trabalho, tais como o taylorismo/fordismo, e, atualmente, o toyotismo. O emprego das formas de produção flexível, da inovação científico-tecnológica e de novos modelos de gerenciamento da organização do trabalho, apresenta grande demanda social à educação escolar, uma vez que assume papel decisivo na construção da “nova” escola. Ao Estado, cabe o fomento à política de formação para prover a mão de obra necessária ao padrão de produção e legitimar o arcabouço de sustentação dos interesses corporativos oportunistas do mercado que defendem um tipo de crescimento que encurta o conceito de cidadania. O conjunto desses fatores abre caminho à expansão da educação a distância como modalidade preferencial para a formação de professores e demarca um processo de grandes mudanças para a organização do trabalho pedagógico e dos sistemas de ensino. |
Abstract: | The present work evaluates the discussion about fundamental elements to the understanding of the specific role that education assumes in the ideological support of the social order of capital, offering evidence of the repercussion of this process in the formation of teachers for basic education. As we will see, the neoliberal doctrine, redefined in the so-called Third Way, or yet social-liberalism, traces its hegemony through an expanded set of reforms aimed at securing the interests of the great capital over social justice. The expansionist, destructive and uncontrollable character of social metabolism in capitalism engenders a "structural crisis" that strongly demonstrates the antagonisms and inequalities that afflict human life: rising unemployment rates, the environmental crisis and the explosion of social backwardness are the ingredients of economic management that cruelly attack human labor, with different methods of work organization, such as Taylorism/Fordism, and now Toyotism. The use of flexible forms of production, scientific-technological innovation and new management models of work organization presents a great social demand for school education since it plays a decisive role in the construction of the "new" school. To the state is assigned the role of fomenting training policies to provide the necessary labor to fit production standards and to legitimize the support framework of the opportunist corporate interests of the market that aims at a type of growth that shortens the concept of citizenship. The set of these factors opens the way for the expansion of distance learning as a preferred form for teacher training and marks a process of great changes for the organization of pedagogical work and education systems. |
Descrição: | JOVINO, Wildiana Kátia Monteiro. A formação de professores como estratégia de consolidação da hegemonia do capital. Revista Dialectus, Fortaleza, ano 4, n. 10, p. 115-126, jan./jun. 2017. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28068 |
ISSN: | 2317-2010 (online) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_art_wkmjovino.pdf | 369,93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.