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dc.contributor.authorCarvalho, Manoel Jarbas Vasconcelos-
dc.contributor.authorChagas, Eduardo Ferreira-
dc.date.accessioned2017-11-28T17:47:05Z-
dc.date.available2017-11-28T17:47:05Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationCarvalho, M. J. V.; Chagas, E. F. (2017)pt_BR
dc.identifier.issn2317-2010 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28065-
dc.descriptionCARVALHO, Manoel Jarbas Vasconcelos; CHAGAS, Eduardo Ferreira. Educação, liberdade e responsabilidade no pensamento de Jean-Jacques Rousseau. Revista Dialectus, Fortaleza, ano 4, n. 10, p. 46-60, jan./jun. 2017.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Dialectuspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLiberdadept_BR
dc.subjectResponsabilidadept_BR
dc.subjectRousseaupt_BR
dc.titleEducação, liberdade e responsabilidade no pensamento de Jean-Jacques Rousseaupt_BR
dc.title.alternativeÉducation, liberté et responsabilité dans la pensée de Jean-Jacques Rousseaupt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO que é a liberdade? Como fazer da educação um caminho para se chegar até ela? E ainda como unir “educação” e “liberdade” na criação de um ser responsável? Nosso objetivo, neste artigo, é investigar estes conceitos na obra o Emilio de Rousseau. No entanto, se é certo que o tema da liberdade perpassa boa parte das obras do pensador suíço, iremos buscar em seus escritos variações conceituais que possam nos auxiliar na construção deste tema. Para isso, iremos estruturar esta discussão, da seguinte maneira: 1. Investigaremos a definição de Rousseau acerca da liberdade; 2. Analisaremos a diferença entre a “liberdade natural” e a “liberdade convencional” estabelecendo uma ligação entre o Contrato Social e o Emílio e, por fim; 3. Dissertaremos sobre a importante relação entre “liberdade”, “desejo” e “força” no caminho para a formação de um ser livre e responsável.pt_BR
dc.description.abstract-frQu'est-ce que c'est la liberté? Comment faire de l'éducation un moyen d'atteindre elle? Et encore, comment unir “éducation” et “liberté ” dans la création d'un être responsable? Notre objectif, dans cet article, est enquêter sur ces concepts dans l'oeuvre L'Émile de Rousseau. Cependant, il est vrai que le thème de la liberté imprègne dans une partie des oeuvres du penseur suisse, nous allons chercher dans ses écrits, variations conceptuelles qui peuvent nous aider à construire ce thème. Pour cela, nous allons structurer cette discussion, dans cette manière: 1. Nous enquêterons sur la définition de Rousseau sur la liberté; 2. Nous analyserons la différence parmi la “liberté naturelle” et la “liberté traditionnelle ” en établissant un lien parmi Du Contrat Social et L'Émile et, en fin; 3. Nous discuterons de l'importante relation entre “liberté ”, “désir” et “force” dans le chemin pour la formation d’un être libre et responsable.pt_BR
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