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dc.contributor.authorMaranhão, Joyce Hilario-
dc.contributor.authorVieira, Camilla Araújo Lopes-
dc.date.accessioned2017-11-24T17:40:06Z-
dc.date.available2017-11-24T17:40:06Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationMARANHÃO, Joyce Hilario; VIEIRA, Camilla Araújo Lopes. Brincar como linguagem da criança: contribuições contemporâneas. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 8, n. 2, p. 27-33, jul./dez. 2017.pt_BR
dc.identifier.issn2179-1740 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27970-
dc.description.abstractThis theoretical study presents a bibliographical survey about the theoretical contributions of the freudo-lacanian psychoanalytic clinic regarding the psychic constitution and the function of playing as a modality of fantasy. The objective was to carry out a dialogue between the writings of Freud and Lacan with the ideas of contemporary psychoanalytic authors who have constructed a knowledge about the psychoanalytic clinic with children. Carried out the bibliographical survey of the works of the authors Ciaccia (2005), Flesher (2012), Kraemer and Betts (1989), Jerusalinsky (2004), Oliveira (2008), Santa-Roza (1993), Souza (1992). The study oriented activities with children’s in a non-governmental institution where play was one of the possible ways to listen to the they, discourse that is produced from the meaning of their experiences in the context of food deprivation and socioeconomic vulnerability. It is believed that the appropriation of psychoanalytic theory about play and its relation to the constitution of the subject can help in the construction of spaces that provide the playful capacity and the produce of creative narratives, so that the subject can express their fantasies and build social bond.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectConstituição psíquicapt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.titleBrincar como linguagem da criança: contribuições contemporâneaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsse estudo teórico apresenta um levantamento bibliográfico acerca das contribuições teóricas da clínica psicanalítica freudo-lacaniana no que se refere à constituição psíquica e à função do brincar como uma modalidade da fantasia. O objetivo foi realizar uma interlocução entre os escritos de Freud e Lacan com as ideias de autores psicanalíticos contemporâneos, que têm construído um conhecimento sobre a clínica psicanalítica com crianças. Realizou-se o levantamento bibliográfico das obras dos autores Ciaccia (2005), Flesher (2012), Kraemer e Betts (1989), Jerusalinsky (2004), Oliveira (2008), Santa-Roza (1993), Souza (2007), Vidal (1992). O estudo orientou atividades com crianças em uma instituição não governamental em que o brincar foi um dos caminhos possíveis para a escuta do sujeito na infância, discurso este produzido a partir da significação de suas vivências em contexto de privação alimentar e vulnerabilidade socioeconômica. Acredita-se que a apropriação da teoria psicanalítica sobre o brincar e sua relação com a constituição do sujeito pode auxiliar na construção de espaços que proporcionam a capacidade lúdica e o agenciamento de narrativas criativas, a fim de que o sujeito possa expressar suas fantasias e dar sentido as suas vivências no laço social.pt_BR
dc.title.enPlay as child language: contemporary contributionspt_BR
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