Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/27944
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Memória e sites de redes sociais: midiatização da imagem em recordações e narrativas autobiográficas
Título em inglês: Memory and online social networks: image mediatization in autobiographical recollection and narratives
Autor(es): Carneiro, Jéssica de Souza
Germano, Idilva Maria Pires
Palavras-chave: Memória;Fotografia digital;Sites de redes sociais;Narrativas autobiográficas
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Psicologia
Citação: CARNEIRO, Jéssica de Souza; GERMANO, Idilva Maria Pires. Memória e sites de redes sociais: midiatização da imagem em recordações e narrativas autobiográficas. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 8, n. 1, p. 109-120, jan./jun. 2017.
Resumo: O estudo da memória e das narrativas autobiográficas, e sua relação com a produção e o consumo de imagens mostra-se desafiador, sobretudo na contemporaneidade, ao investigarmos esses processos nos ambientes digitais. Esta pesquisa focaliza a relação entre fotografia digital e a memória autobiográfica em sites de redes sociais. O objetivo foi investigar como as fotografias pessoais e suas legendas compartilhadas no Facebook contribuem para a produção da memória autobiográfica. Procuramos entender como as novas formas de produzir imagens, sobretudo aquelas endereçadas ao compartilhamento online, operam na forma como se constroem lembranças do vivido. A metodologia consistiu na aplicação do questionário semiestruturado a 31 usuários do Facebook, entre 18 e 24 anos, de ambos os sexos, com temas sobre fotografia e memória; e codificação e análise das fotografias e legendas selecionadas pelos participantes, convidados no próprio Facebook (perfil público). Uma fotografia e respectiva legenda bem como uma colagem de fotografias são analisados no artigo em mais detalhe. Entre os achados, identificamos a felicidade como imperativo, na direção de homogeneizar e perpetuar modos de ver e ser culturalmente dominantes nos sites de redes sociais, moldando os tipos de artefatos de memória a serem mantidos e o conteúdo digno de ser lembrado.
Abstract: The study of memory and self-narratives and how they link to the production and reception of images constitutes a challenge, especially nowadays, as we try to understand these processes in digital platforms. This research focuses on the relationship between digital photos and autobiographical memory in social network sites. The purpose was to study how personal photos and their texts shared on Facebook participate in the production of autobiographical memory. We aim to understand how the new forms of producing images, particularly those addressed for online sharing, operate in the way memories of a lived moment are built. We applied a semi-structured questionnaire to 31 Facebook users invited at Facebook (public profiles), aged 18-24, from both sexes, covering topics about photography and memory. The photographs and texts were selected by the participants and the data was codified and analyzed. The article discusses in more detail one photograph and its correspondent text and also a collage of photos from the corpus. Among the findings, we have identified happiness as an imperative, normalizing and perpetuating culturally dominant modes of seeing and being online, which shape the types of memory artifacts to be held and the content worthy to be remembered.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27944
ISSN: 2179-1740 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_jscarneiroimpgermano.pdf738,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.