Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/27939
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMiranda, Luciana Lobo-
dc.contributor.authorEl Khouri, Mauro Michel-
dc.contributor.authorSouza Filho, José Alves de-
dc.contributor.authorOliveira, Eveline Nogueira Pinheiro de-
dc.date.accessioned2017-11-24T13:20:22Z-
dc.date.available2017-11-24T13:20:22Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationMIRANDA, Luciana Lobo; EL KHOURI, Mauro Michel; SOUZA FILHO, José Alves de; OLIVEIRA, Eveline Nogueira Pinheiro de. O vídeo como dispositivo na pesquisa com jovens estudantes: contorno(s) estético-ético-político(s). Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 8, n. 1, p. 53-64, jan./jun. 2017.pt_BR
dc.identifier.issn2179-1740 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27939-
dc.description.abstractThis paper discusses about the video performance as a research device. From the intervention-research results carried out in two public schools in Fortaleza, discusses aesthetic, ethical and political implications involved in the encounter between young students and audiovisual experience. It is based on key concepts of the French Institutional Analysis, as implication, restitution and analyzer to design the study as a research with young people and schools. The research included two video workshops that had as its theme the youth and media relationship. Five videos were produced, which were displayed and discussed at the two schools with the presence of directors, teachers and managers. The use of video served as a device in the data construction process leveraging as document, trigger debate, analyzers producer, object of study and enunciator himself. The intervention-research aims to create tools that promote the analysis of issues by the institutional collective. Thus, when discussing the use of video as a research tool, we seek to think of it as an intervention strategy to generate events, favoring the production of new ways of thinking and acting in relation media-education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPesquisa-intervençãopt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectVídeopt_BR
dc.titleO vídeo como dispositivo na pesquisa com jovens estudantes: contorno(s) estético-ético-político(s)pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho discute a atuação do vídeo como dispositivo de pesquisa. A partir dos resultados de pesquisa-intervenção realizada em duas escolas públicas de Fortaleza, analisam-se as implicações estéticas, éticas e políticas envolvidas no encontro entre jovens estudantes e a experiência audiovisual. Fundamenta-se em conceitos-ferramenta da Análise Institucional francesa, como implicação, restituição e analisador para conceber o estudo como um pesquisar com os jovens e com as escolas. A pesquisa contou com duas oficinas de produção de vídeo que tiveram como tema a relação juventude e mídia. Cinco vídeos foram produzidos, os quais foram exibidos e debatidos nas duas escolas com a presença dos realizadores, professores e gestores. O uso do vídeo atuou como dispositivo no processo de construção de dados potencializado como documento, disparador de debate, produtor de analisadores, objeto de estudo e enunciador de si. A pesquisa-intervenção visa à criação de dispositivos que promovam a análise de questões por parte do coletivo institucional. Dessa forma, ao discutir o uso do vídeo como dispositivo de pesquisa, busca-se pensá-lo como estratégia de intervenção que visa gerar acontecimentos, favorecendo a produção de novas formas de pensar e agir na relação mídia-educação.pt_BR
dc.title.enVideo as device in research with young students: aesthetic-ethical-political contour(s)pt_BR
Aparece nas coleções:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_llmirandammekhori.pdf347,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.