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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2783
Type: | Dissertação |
Title: | Proposta de Otimização da Roteirização dos Distritos dos Carteiros:um Estudo de Caso no Centro de Entrega de Encomendas de Fortaleza. |
Authors: | Campelo Júnior, José Uirton |
Advisor: | Silva, José Lassance de Castro |
Keywords: | Otimização Combinatória;Problema de Roteamento de Veículos |
Issue Date: | 2010 |
Citation: | CAMPELO JÚNIOR,José Uirton.Proposta de OTIMIZAÇÃO da Roterização dos Distritos dos Carteiros: Um Estudo de Caso no Centro de entrega de Encomendas de Fortaleza.2010.99f. Dissertação(Mestrado em Logística e Pesquisa Operacional)- Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação,Univesidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O Problema de Roteamento de Veículos (PRV) implica em determinar um conjunto de rotas que deverão ser percorridas, observando o menor custo de transporte por um número determinado de veículos. Cada rota deve iniciar e terminar no depósito, como também cada ponto tem que ser visitado por um único veículo e uma única vez. Muitas versões do problema são encontradas na literatura, em função das várias restrições possíveis como capacidade do veículo e janela de tempo. A Empresa de Correios e Telégrafos, embora seja uma das maiores empresas do mundo no ramo de entrega de encomendas, cartas, etc., ainda não possui um sistema computacional eficiente que realize esta funcionalidade, isto é, um sistema capaz de propor rotas diárias para a distribuição. Em seu domínio, ela possui um sistema capaz de dimensionar o efetivo e a quantidade e tipo de veículos a serem utilizados na distribuição de suas encomendas. Esta dissertação propõe algoritmos de roteamento a serem aplicados na distribuição de encomendas dos Correios. Os algoritmos fazem a divisão das encomendas em grupos para depois rotear. Elaborou-se 2 heurísticas para a divisão dos grupos e 3 heurísticas para a fase de roteamento. As heurísticas de divisão de grupos foram aplicadas a um problema real, a partir dos distritos do Centro de Entrega de Encomendas (CEE), na cidade de Fortaleza-CE, realizado em 2009. As heurísticas de roteamento foram aplicadas em duas rotas realizadas por carteiros do mesmo CEE, com os resultados obtidos comparados entre si e com o percurso realizado pelos carteiros. Os resultados mostraram que os algoritmos propostos suprem a deficiência de roteamento dos Correios, pois a divisão de grupos foi satisfatória e as heurísticas de roteamento apresentaram percursos menores do que os propostos pelos carteiros em 7 das 8 avaliações realizadas. |
Abstract: | The Vehicle Routing Problem (VRP) involves determining a set of routes to be traveled, noting the lower cost of transport for a specified number of vehicles. Each route must start and finish in the warehouse, so as each point has to be visited by one vehicle and only once. Many versions of the problem are found in the literature, depending on the various possible restrictions such as vehicle capacity and time window. The ECT (Mail and Telegraph Company) although it is one of the world's largest companies in the business of delivering parcels and letters. Does not have an efficient computer system that performs this function, i.e. a system able to offer daily routes to distribution. In her field, she has a system capable of showing the actual and the amount and type of vehicles to be used in the distribution of their orders. This work proposes routing algorithms to be applied in order distribution of the Post. The algorithms make the division of orders into groups and then route. Was drawn up two heuristics for the group division and three heuristics for the routing phase. The heuristics are split groups were applied to a real problem, from the districts of the Center for Delivery Orders (EEC), in Fortaleza-CE, conducted in 2009. The routing heuristics were applied to two routes taken by postmen in the same EEC, with the results obtained and compared with the route taken by postmen. The results showed that the proposed algorithms supply the deficiency of routing mail, because the division of groups was satisfactory and heuristics routing paths were smaller than those proposed by postmen in 7 of 8 assessments. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2783 |
Appears in Collections: | GESLOG - Dissertações defendidas na UFC |
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