Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27613
Título em portugués: A democratização do ensino de música em fortaleza através do ensino coletivo de instrumentos musicais de sopros-madeiras
Autor: Macedo, Eloilma Moura Siqueira
Barreira, Ruama de Almeida
Serafim, Leandro Libardi
Palabras clave : Experiência
Ensino Coletivo
Instrumentos De Sopros
Fecha de publicación : 2016
Citación : MACEDO, Eloilma Moura Siqueira; BARREIRA, Ruama de Almeida; SERAFIM, Leandro Libardi. A democratização do ensino de música em fortaleza através do ensino coletivo de instrumentos musicais de sopros-madeiras. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Cultura Artística, 3)
Resumen en portugués: O presente resumo tem como objetivo relatar e analisar, através da experiência discente, a prática do Ensino Coletivo de Instrumento Musical (ECIM) dentro da universidade, bem como a democratização do ensino de música através desta prática. Para tal fim foi realizado um breve levantamento do histórico do ECIM no Brasil e na Universidade Federal do Ceará (UFC), e utilizados os referidos teóricos de Barbosa (1996), Bondia (2002), Cruvinel (2005), Nascimento (2006), Souza (2012) e Ying (2007), que versam sobre experiência, história e metodologia para o ECIM. Trata-se de um estudo de caso, onde não há intervenção do pesquisador, e tem como lócus específico a UFC e duas de suas práticas de instrumentos, a saber: Orquestra Sinfônica e Banda Sinfônica que, além de proporcionarem aos alunos da graduação em Música uma experiência completa e satisfatória, abrem suas portas para estudantes de outros cursos e para o público em geral através dos cursos de extensão. Trata-se também de um relato de experiência. Em seguida há o relato do aluno como participante das práticas de ECIM como clarinetista, e considerações a respeito de tal participação, que é deveras satisfatória do ponto de vista educacional, social e econômico. Os dois grupos em questão surgiram de iniciativas dos professores do Curso de Licenciatura em Música da UFC, em Fortaleza. A Orquestra Sinfônica da UFC Fortaleza em 2011 através do surgimento do grupo "Encordoados" coordenado pelo professor Elvis de Azevedo Matos e a Banda Sinfônica da UFC Fortaleza em 2015, sob coordenação dos professores Leandro L. Serafim e Filipe Ximenes.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27613
metadata.dc.type: Resumo
Aparece en las colecciones: ECA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_resumo_eve_emsmacedo.pdf49,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.