Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/27612
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Emanuela Márcia Luiz-
dc.contributor.authorFreitas, Alexsandro da Silva-
dc.contributor.authorSantos, Catherine Furtado-
dc.date.accessioned2017-11-21T18:11:28Z-
dc.date.available2017-11-21T18:11:28Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCOSTA, Emanuela Márcia Luiz; FREITAS, Alexsandro da Silva; SANTOS, Catherine Furtado. A importância dos drives vocais nas performances do rock: um contexto social e artístico. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Cultura Artística, 3)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27612-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDrive Vocalpt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectRockpt_BR
dc.titleA importância dos drives vocais nas performances do rock: um contexto social e artísticopt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA importância dos drives vocais nas performances do Rock: um contexto social e artístico O artigo parte da experiência e observação dos autores em festivais do circuito de rock underground ocorridos na cidade de Fortaleza-Ce, nos anos de 2015 e 2016. O relato busca enfocar o recurso de drive vocal com prática essencial na performance de vocalistas do gênero "Rock ´n` roll" e reconhecê-lo não somente como prática empírica,mas como um objeto de estudo acadêmico relevante para a ampliação e apropriação de recursos musicais, já inseridos e propagados em culturas ditas marginais, todavia que tem uma difusão, como fenômeno social importante em determinados nichos humanos. A pouca visibilidade dada ao estudo e pesquisa dos "drives vocais" traz consigo uma tentativa de segregação de um determinado estrato da sociedade, fato este que se tornou uma “bandeira” de rebeldia e característica política dos performers que fazem uso das distorções. Levando-se em consideração as teorias de movimento e identidade cultural estruturadas pelo sociólogo Stuart Hall e pesquisas na área do canto e ciências vocais voltados a voz rock de Ariel Coelho (cientista/vocal coach) e Melissa Cross (vocal coach), observamos que a voz enquanto instrumento no contexto referido traz um tônus diferencial emblemático quando em comparação com outras estéticas musicais que utilizam a voz como instrumento e reconhecer como recurso palpável tornando-se fundamental na formação da personalidade musical do cantor(a) e de toda uma minoria, formada em grande parte por jovens, que reinventam realidades e ressignificam instituições tradicionais de poder,transvalorando a Ética, a Moral e a Religião predominantes. Isso é explicitado em todo o contexto das letras, da textura vocal e da performance dos grupos envolvidos.pt_BR
Aparece nas coleções:ECA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_emlcosta.pdf49,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.