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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/27612
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Costa, Emanuela Márcia Luiz | - |
dc.contributor.author | Freitas, Alexsandro da Silva | - |
dc.contributor.author | Santos, Catherine Furtado | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-21T18:11:28Z | - |
dc.date.available | 2017-11-21T18:11:28Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Emanuela Márcia Luiz; FREITAS, Alexsandro da Silva; SANTOS, Catherine Furtado. A importância dos drives vocais nas performances do rock: um contexto social e artístico. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Cultura Artística, 3) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27612 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Drive Vocal | pt_BR |
dc.subject | Performance | pt_BR |
dc.subject | Rock | pt_BR |
dc.title | A importância dos drives vocais nas performances do rock: um contexto social e artístico | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A importância dos drives vocais nas performances do Rock: um contexto social e artístico O artigo parte da experiência e observação dos autores em festivais do circuito de rock underground ocorridos na cidade de Fortaleza-Ce, nos anos de 2015 e 2016. O relato busca enfocar o recurso de drive vocal com prática essencial na performance de vocalistas do gênero "Rock ´n` roll" e reconhecê-lo não somente como prática empírica,mas como um objeto de estudo acadêmico relevante para a ampliação e apropriação de recursos musicais, já inseridos e propagados em culturas ditas marginais, todavia que tem uma difusão, como fenômeno social importante em determinados nichos humanos. A pouca visibilidade dada ao estudo e pesquisa dos "drives vocais" traz consigo uma tentativa de segregação de um determinado estrato da sociedade, fato este que se tornou uma “bandeira” de rebeldia e característica política dos performers que fazem uso das distorções. Levando-se em consideração as teorias de movimento e identidade cultural estruturadas pelo sociólogo Stuart Hall e pesquisas na área do canto e ciências vocais voltados a voz rock de Ariel Coelho (cientista/vocal coach) e Melissa Cross (vocal coach), observamos que a voz enquanto instrumento no contexto referido traz um tônus diferencial emblemático quando em comparação com outras estéticas musicais que utilizam a voz como instrumento e reconhecer como recurso palpável tornando-se fundamental na formação da personalidade musical do cantor(a) e de toda uma minoria, formada em grande parte por jovens, que reinventam realidades e ressignificam instituições tradicionais de poder,transvalorando a Ética, a Moral e a Religião predominantes. Isso é explicitado em todo o contexto das letras, da textura vocal e da performance dos grupos envolvidos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ECA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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