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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/27521
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Almeida, Custódio Luís Silva de | - |
dc.contributor.author | Torquato, Emanuel Marcondes de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-14T17:49:15Z | - |
dc.date.available | 2017-11-14T17:49:15Z | - |
dc.date.issued | 2004 | - |
dc.identifier.citation | TORQUATO, E. M. de S. (2004) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27521 | - |
dc.description | TORQUATO, Emanuel Marcondes de Souza. Ética como filosofia primeira em Emannuel Lévinas. 2004. 105 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2004. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ética - Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Filosofia francesa | pt_BR |
dc.title | Ética como filosofia primeira em Emannuel Lévinas | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O objetivo desta dissertação é a compreensão da tese principal do pensamento levinasiano: a ética como filosofia primeira. Investigamos esta questão a partir da obra pela qual Lévinas é mais conhecido e em que este pensamento é apresentado de forma mais elaborada: “Totalidade e Ininito”. Com esta afirmação ele apresenta uma crítica à filosofia nos moldes modernos – a filosofia da subjetividade –, colocando a fundamentação do conhecimento na relação com o outro, na intersubjetividade. Na base de todo o saber está a ética que Lévinas também chama de relação metafísica, um acordo mínimo necessário, respeitoso, pautado pela justiça, entre o eu e o outro. A estruturação do seu pensamento apresenta uma complexidade desencadeada pelo fato de que, embora partindo da fenomenologia, ele traz elementos ou categorias alheias ao pensamento ocidental elevando-os à posição de categorias filosóficas. Constrói, assim, a sua reflexão retomando categorias como ontologia, metafísica e ética e introduzindo termos da sabedoria judaica como revelação, epifania, escatologia e messianismo. Para entender sua tese se faz necessário compreender o significado das principais categorias utilizadas na sua construção. Para tanto esta pesquisa está estruturada a partir de três momentos: a reconstrução dos conceitos de subjetividade, metafísica e alteridade por parte de Lévinas. Uma subjetividade verdadeira, emancipada enquanto tal, só é possível enquanto se realiza como abertura para a alteridade, enquanto “desejo metafísico”. A isto Lévinas chama de “infinição do infinito”, ou seja, o infinito, com a ajuda da compreensão de Descartes, apresenta-se como inadequação à idéia de infinito no sujeito, irrompendo-o e ultrapassando. A partir daí buscamos descrever todo o processo de constituição da subjetividade partindo da sensibilidade passando pela teoria até chegar ao encontro na “epifania do rosto” possibilitador da verdadeira “paz messiânica”. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGFILO - Dissertações defendidas na UFC |
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