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dc.contributor.authorSevero, Ricardo Gonçalves-
dc.date.accessioned2017-11-14T11:31:42Z-
dc.date.available2017-11-14T11:31:42Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSevero, R. G. (2017)pt_BR
dc.identifier.issn2318-4620 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27511-
dc.descriptionSEVERO, Ricardo Gonçalves. Sociologia do conhecimento e o método documentário: instrumento qualitativo para análise sociológica. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 48, n. 1, p. 304-317, jan./jul. 2017.pt_BR
dc.description.abstractThe sociology of knowledge, according to the elaboration of Karl Mannheim, seeks to understand the worldviews based on the experience of the subjects investigated. For this, the author formulated the documentary method as a research tool acting on these subject groups, which build and indexical expressions that serve as connective elements of knowledge, from the social structure and guide social belonging. Therefore withdraws the interpretation of interviews with the group, with individuals and by observing the direction of action to understand the social reality.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Ciências Sociaispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectKarl Mannheimpt_BR
dc.subjectSociologia do conhecimentopt_BR
dc.subjectMétodo documentáriopt_BR
dc.subjectThe sociology of knowledgept_BR
dc.titleSociologia do conhecimento e o método documentário: instrumento qualitativo para análise sociológicapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA sociologia do conhecimento, de acordo com a elaboração de Karl Mannheim, busca compreender as visões do mundo partindo da vivência dos sujeitos investigados. Para isso, o autor formulou o método documentário como ferramenta de investigação destes sujeitos agindo em grupos, os quais constroem expressões indiciais e que servem como elementos de conhecimento conjuntivo, oriundos da estrutura social e guiam o pertencimento social. Retira-se, portanto, da interpretação de entrevistas com o grupo, com os indivíduos e pela observação, o sentido da ação para compreender a realidade social.pt_BR
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