Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/27510
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBandeira, Olívia-
dc.contributor.authorNicolau Netto, Michel-
dc.date.accessioned2017-11-14T11:30:56Z-
dc.date.available2017-11-14T11:30:56Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationBandeira, O.; Nicolau Netto, M. (2017)pt_BR
dc.identifier.issn2318-4620 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27510-
dc.descriptionBANDEIRA, Olívia; NICOLAU NETTO, Michel. As racionalidades do mercado religioso: considerações sobre produção e consumo da música gospel. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 48, n. 1, p. 269-302, jan./jul. 2017.pt_BR
dc.description.abstractThe consumption of gospel products attracted a great amount of attention to it by the Social Sciences. Recently social scientists were engaged on understanding this phenomenon and explaining it. This article parts from these approaches, but find them insufficient. We argue these approaches fail as they do not consider the rationalities of this market and the meanings the consumers give to the gospel products. Focusing on music, this article brings results of an ethnographic research carried out between 2012 and 2015. It will be shown that the own structure of the gospel music industry is of paramount importance to the comprehension of its success. Also, it will be argued that the meanings consumers give to gospel music, in their daily lives, impact its social relevance.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Ciências Sociaispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMúsica gospelpt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectIndústria da músicapt_BR
dc.subjectIndústria fonográficapt_BR
dc.titleAs racionalidades do mercado religioso: considerações sobre produção e consumo da música gospelpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO consumo de produtos gospel desperta a atenção recente das ciências sociais, que empreendem esforços em buscar compreendê-lo e o explicar. Este artigo parte dessas abordagens, mas as considera insuficientes. Basicamente, argumenta-se que essas abordagens desconsideram, de um lado, as racionalidades próprias desse mercado e, de outro, os sentidos sociais que os agentes consumidores empregam aos produtos gospel. Tendo como foco a música e como método uma pesquisa etnográfica conduzida entre 2012 e 2015, será demonstrado como a própria estruturação da indústria da música gospel colabora com seu sucesso. Ainda, através de dados da pesquisa, como os sentidos que os consumidores dão a essa música impacta na relevância, em suas vidas, desse consumo.pt_BR
Appears in Collections:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_art_obandeiramnicolaunetto.pdf917,08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.