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dc.contributor.authorFarias, Edson Silva de-
dc.date.accessioned2017-11-14T11:24:04Z-
dc.date.available2017-11-14T11:24:04Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationFarias, E. S. (2017)pt_BR
dc.identifier.issn2318-4620 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27507-
dc.descriptionFARIAS, Edson Silva de. Cidade Maravilhosa, Rio Babilônia e Rio 40 Graus: três signos na economia simbólica da paisagem carioca. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 48, n. 1, p. 155-207, jan./jul. 2017.pt_BR
dc.description.abstractEssay on sociological interpretation, we recover the relation between culture and city from the socio-structural condition constituted by the triangle of global capital flows, human mobilities (people, images, ideas, objects, etc.) and contemporary modes of symbolization and territorialization. This way, we will problematize the link between myth and history in the urban landscape of contemporary Rio de Janeiro with the purpose of resuming the articulation between economy and urban culture before the triad composed by the production, circulation and uses of symbolic properties, but in light of the way in which the updated replacement of the difference of this urban landscape with its congeners, in a context of fierce competition among city images, is organized according to the communicational question. This is due to the latter being a structural and functional systemic factor. In the case of Rio de Janeiro, it is a landscape inseparable from the literary, musical, visual and audiovisual duplications of the devices of expression and communication. In this way, we approach how the body-city is modulated in its landscape insofar as three signs - "Wonderful City", "Rio Babylon" and "Rio 40 Celsius Degrees-cross each other.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Ciências Sociaispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPaisagem urbanapt_BR
dc.subjectRio de Janeiropt_BR
dc.subjectCorpo-cidadept_BR
dc.subjectDiferenciação funcionalpt_BR
dc.titleCidade Maravilhosa, Rio Babilônia e Rio 40 Graus: três signos na economia simbólica da paisagem cariocapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNeste ensaio de interpretação sociológica, recuperamos a relação entre cultura e cidade a partir do condicionante socioestrutural constituído pelo triângulo fluxos globais do capital, mobilidades humanas (pessoas, imagens, ideias, objetos, etc.) e modos contemporâneos de simbolização e territorialização. Assim, iremos problematizar o enlace entre mito e história na paisagem urbana do Rio de Janeiro contemporânea com a finalidade de retomar a articulação entre economia e cultura urbana diante da tríade composta pela produção, circulação e usos de bens simbólicos, mas à luz da maneira como a reposição atualizada da diferença dessa paisagem urbana frente às suas congêneres, em um contexto de concorrência acirrada entre imagens citadinas, é organizada segundo a questão comunicacional. Isto em razão de esta última ser fator estruturante e funcional sistêmico. No caso do Rio de Janeiro, trata-se de uma paisagem indissociável das duplicações literárias, musicais, visuais e audiovisuais dos dispositivos de expressão e comunicação. Deste modo, abordamos como o corpo-cidade está modulado na sua paisagem na medida em que três signos – “Cidade Maravilhosa”, “Rio Babilônia” e “Rio 40 Graus - se atravessam mutuamente.pt_BR
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