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dc.contributor.advisorBarros Neto, José de Paula-
dc.contributor.authorUrsulino, Breno Anderson Leitão-
dc.date.accessioned2017-11-13T18:28:25Z-
dc.date.available2017-11-13T18:28:25Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationURSULINO, Breno Anderson Leitão. Análise do alinhamento entre a estratégia competitiva de negócio e a estratégia de produção de empresas de confecção. 2014. 142 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Fortaleza-CE, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27495-
dc.description.abstractThe concept of alignment has been gaining strength due to the competitive market, in which the companies are inserted, and over the years, Brazil has lost competitiveness and market in the garment industry. The purpose of alignment is to ensure that the strategy, as a tool for communication and management is shared and reaches all levels of the organization, ensuring synergies between teams, processes, business units and external partners. This work has as main goal to investigate the alignment of competitive strategy and manufacturing strategy in the apparel companies, located in the city of Fortaleza - CE. For this, we have identified the competitive strategy and the strategy of production of each firm, the degree of alignment and finally a comparison between them was done. The literature review presented the concepts of strategies, competitive strategy, production, alignment, and a brief comment on other work related to strategic alignment with strategy approach. Through questionnaires, documents and interviews with some of the firms’ employees a multiple case study was undertaken at three companies of strong presence in the domestic market. We analyzed companies according to the method developed by Silva (2003) and Costa (2010), reaching the level of alignment in each one, allowing a comparison and best viewing of the results. At the conclusion of the study, the data show a good degree of alignment between the three companies based on the methodology used and considering the limitations of this work. Finally, the conclusions and suggestions for future research are forwarded.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPlanejamento da produção - Vantagens competitivaspt_BR
dc.subjectPlanejamento empresarialpt_BR
dc.subjectIndústria da confecçãopt_BR
dc.titleAnálise do alinhamento entre a estratégia competitiva de negócio e a estratégia de produção de empresas de confecçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO conceito de alinhamento vem ganhando força visto o mercado competitivo em que as empresas então inseridas, e ao longo dos anos, o Brasil tem perdido competitividade e mercado no setor de confecções. O propósito do alinhamento é garantir que a estratégia, como instrumento de comunicação e gestão, seja compartilhada e chegue a todos os níveis da organização, assegurando sinergias entre equipes, processos, unidades de negócio e parceiros externos. Este trabalho tem como objetivo principal investigar o alinhamento da estratégia competitiva e da estratégia de produção em empresas de confecções, situadas na cidade de Fortaleza - CE. Para isso, identificou-se a estratégia competitiva e a estratégia de produção de cada empresa, o seu grau de alinhamento e por fim foi realizado um comparativo entre elas. A revisão bibliográfica abordou conceitos de estratégias, estratégia competitiva, estratégia de produção, alinhamento e um breve comentário sobre outros trabalhos com abordagem relacionada ao alinhamento estratégico. Por meio de questionários, documentos e entrevistas feitas a profissionais das empresas empreendeu-se um estudo múltiplo de caso em três empresas de forte atuação no mercado nacional. Analisaram-se as empresas a partir do método desenvolvido por Silva (2003) e Costa (2010), chegando ao grau de alinhamento em cada uma, possibilitando uma comparação e melhor visualização dos resultados. Na conclusão do estudo os dados demonstram um bom grau de alinhamento entre as três empresas com base na metodologia aplicada e considerando as restrições deste trabalho. Por fim segue as considerações finais e as sugestões para pesquisas futuras.pt_BR
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