Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/27456
Tipo: TCC
Título: Endomarketing como fator motivacional: estudo de caso em uma unidade do ramo de bebidas não alcoólicas
Autor(es): Teixeira, Nelly Jereissati Barbosa
Orientador: Moraes, Laudemiro Rabelo de Souza e
Palavras-chave: Motivação no trabalho;Comunicação nas organizações - Vantagens competitivas
Data do documento: 2014
Citação: TEIXEIRA, Nelly Jereissati Barbosa. Endomarketing como fator motivacional: estudo de caso em uma unidade do ramo de bebidas não alcoólicas. 2014. 75 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2014.
Resumo: Este trabalho analisou a relação entre o endomarketing e a motivação dos colaboradores da unidade Norte da Coca-Cola Brasil. Apresentou e desenvolveu o tema: Endomarketing como fator motivacional. Apesar de ser uma abordagem recente, o endomarketing vem sendo apresentado como uma estratégia de gestão diferenciada para que as organizações desenvolvam vantagens competitivas, pois vê o colaborador como um cliente interno, aumentando o comprometimento dos funcionários, que este está relacionado com a motivação. Os gestores vêm buscando uma organização em geral motivada, pois a motivação traz diferenciações diante a concorrência. Neste trabalho, foi abordada a fundamentação teórica sobre a motivação, com suas principais teorias, e o endomarketing, detalhando seus conceitos, objetivos e ações. A metodologia do estudo foi iniciada por uma pesquisa bibliografia e, posteriormente, um estudo de caso na Coca-Cola Brasil, unidade Norte. Tratase de um estudo qualitativo e descritivo, com dados coletados através de um questionário. Com base na pesquisa, pode-se afirmar que a organização possui ações de endomarketing para que seus colaboradores se sintam parte da estratégia e clientes fiéis. Dessa forma, os resultados da pesquisa mostraram que a amostra entrevistada é motivada e que as ações de endomarketing impactam diretamente nessa motivação, fazendo com que os colaboradores se sintam parte da estratégia da empresa.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27456
Aparece nas coleções:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_tcc_njbtexeira.pdf1,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.