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Type: TCC
Title: As estratégias de retenção na manutenção da base ativa de clientes: uma análise em uma empresa de telecomunicações brasileira
Authors: Bezerra, Álisson Barbosa
Advisor: Carneiro, Juliana Vieira Corrêa
Keywords: Marketing de relacionamento;Clientes - Lealdade;Telefonia fixa
Issue Date: 2014
Citation: BEZERRA, Álisson Barbosa. As estratégias de retenção na manutenção da base ativa de clientes: uma análise em uma empresa de telecomunicações brasileira. 2014. 70 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2014.
Abstract in Brazilian Portuguese: O mercado de telecomunicações brasileiro está cada vez mais concorrido e regulado. Tais fatores implicam em gastos cada vez maiores em conquistar novos clientes e manter os atuais, garantindo assim um aumento do market share e por consequência os lucros da empresa. Para garantir esse sucesso é necessário garantir a qualidade dos serviços e a satisfação dos seus clientes, contudo, nem sempre isso é possível. A retenção de clientes existe para evitar que clientes insatisfeitos abandonem a empresa antes de serem ouvidos e terem suas necessidades atendidas. O estudo a seguir tem como objetivo comprovar a importância da retenção, especialmente através do volume de clientes retidos, bem como validar as estratégias existentes, para o sucesso de uma empresa através da pesquisa de campo e de um estudo de caso, complementado com pesquisas bibliográficas, documentais e experimentais, que mostra o impacto que reter gera na base de clientes ativos da empresa. Essa justificativa corrobora com os principais autores de Marketing, relacionamento com clientes e retenção, seja através da comparação com a aquisição de novos clientes, seja com a validação das ferramentas já consagradas no mercado de retenção de clientes, como cross-sell, up-sell e as estratégias de solução de problemas do cliente. Ao analisar os dados fornecidos por uma empresa de telecomunicações brasileira do setor de telefonia fixa, percebe-se a importância de reter clientes, pois esse processo significa, em um ano, um milhão e meio de clientes mantidos na base, bem como meio bilhão de reais de receita que não foram perdidos. No futuro, esse estudo poderá servir de base para a busca de novas ferramentas e soluções para garantir o sucesso do processo de retenção nas empresas.
Abstract: The Brazilian telecommunications market is becoming more and more competitive and regulated. Both factors implies in more spending in conquering new clients and keeping the actual base, assuring a raise of market share and, as result, more profits to the company. To guarantee this success both service quality and client satisfaction are necessary, but not always possible. Client retention exists to avoid unhappy clients leaving the company before being listened and having their needs attended. The research presented below objectifies to confirm the importance of client retention, especially over volume of retained clients, as well as validate existing strategies, to assure the success of the company through field research and a case study, complemented by bibliographic, documental and experimental research, that shows the impact of retention in the company’s active customer base. That justification follows Marketing, client relationship and retention main theories, either by comparing retention with client acquisition, either by client retention's already consecrated tools, as cross-selling, up-selling and problem solution strategies. Analyzing the data provided by a fixed line telecommunications company, the importance of client retention is noticed, meaning, in one year, one and a half million of clients kept on company’s base and more than half billion of income reais that weren’t lost. In the future, this study might become a base to the search of new tools and solutions to ensure the success of the client retention process in companies.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27420
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