Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/27417
Tipo: | TCC |
Título: | Análise da utilização de métodos de roteirização de transportes |
Autor(es): | Oliveira, Alan Duarte de |
Orientador: | Silva Filho, José Carlos Lázaro da |
Palavras-chave: | Transporte e logística;Gerenciamento de processos |
Data do documento: | 2014 |
Citação: | OLIVEIRA, Alan Duarte de. Análise da utilização de métodos de roteirização de transportes. 2014. 69 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2014. |
Resumo: | Os métodos científicos para a Roteirização e Programção de Veículos foram desenvolvidos para melhorar o desempenho da atividade de transporte logístico. Porém, verifica-se que ainda há organizações que não se utilizam desses métodos na definição de suas rotas de transporte e entrega. Isso é um fator que pode lhes causar ineficiência operacional em suas atividades de transporte logístico. A roteirização de transportes é uma das áreas que mais sofre pelo uso do empirismo e da experiência no planejamento e execução de suas atividades. Visto isso, esse trabalho busca analisar o uso de métodos científicos de roteirização nas atividades logísticas de transporte, demonstrando que o uso de métodos comprovadamente testados e desenvolvidos para este fim específico pode ajudar a melhorar a eficiência operacional da área e reduzir seus custos. O trabalho exibe exemplos teórico-práticos sobre o uso de métodos científicos de roteirização e os benefícios que eles podem trazer para as organizações. Além disso, também exibe um estudo de caso com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) com o objetivo de mostrar como é determinada a roteirização de veículos para entrega de encomendas na cidade de Fortaleza, Ceará e verificar se há o uso de métodos científicos de roteirização. As conclusões do trabalho indicaram que o uso dos referidos métodos científicos pode representar um diferencial competitivo, principalmente para as pequenas e médias empresas. O estudo de caso mostrou que a ECT determina os roteiros de entregas através da utilização de um método de roteirização não científico. |
Abstract: | The scientific methods for Vehicle Routing Problem have been developed for the improvement of logistic transport activity. Though it is seen that there still are organizations that do not use scientific methods on definition of its transport routes and delivery routes. This is a factor that would cause inefficiency in organizations logistic transport activities. The logistic transport routing is one of the areas that most suffer by the usage of only empirics and experiences on planning and execution of its activities. So, this study seeks to show the usage importance of scientific routing methods on logistic transport activities, demonstrating that the use of tested and proved methods developed for this specific propose can help to improve the operational efficiency of logistic transport and decrease its costs. This study intends to show theoretical e practical examples that show the use of scientific routing methods and the benefits its use can bring to the organizations. Furthermore, this study also shows a case study with the Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) meaning to identify how is determinate its delivery vehicle routing in the city of Fortaleza and identify if the there are use of scientific routing methods on this activity. The conclusions of this work indicated that the use of scientific methods on vehicle routing problems can be a competitive advantage, above all for the small and medium organizations. The case study has showed that the ECT do not use scientific methods for its delivery routing problem in the city of Fortaleza. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27417 |
Aparece nas coleções: | ADMINISTRAÇÃO - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_tcc_adoliveira.pdf | 1,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.