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Tipo: Artigo de Periódico
Título: A importância do estágio de vivência em agricultura familiar na formação do licenciando em ciências agrícolas
Título em inglês: The Importance of an Internship experience in Familiar Agriculture for the Formation in licentiate in Agricultural Sciences
Autor(es): Souza, Gustavo
Lima, Filipe Augusto Xavier
Mattos, Jorge
Lima, Jorge Tavares de
Palavras-chave: Agroecologia;Educação;Formação profissional
Data do documento: 2009
Instituição/Editor/Publicador: Revista Brasileira de Agroecologia
Citação: SOUZA, Gustavo; LIMA, Filipe Augusto Xavier; MATTOS, Jorge; LIMA, Jorge Tavares de. A importância do estágio de vivência em agricultura familiar na formação do licenciando em ciências agrícolas. Revista Brasileira de Agroecologia, Pelotas, v. 4, n. 2, p. 1338-1341, 2009.
Resumo: O estágio de vivência tem papel fundamental na formação do licenciando em Ciências Agrícolas que é habilitado para desenvolver trabalhos com educação não formal, no âmbito da extensão rural. Neste trabalho, apresentam-se descritas informações e reflexões sobre o V Estágio de Vivência em Agricultura Familiar e Camponesa, resultado da parceria estabelecida em meados de 2008 na região nordeste do Brasil entre a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Centro Sabiá, Grupo Caatinga, Diaconia e Projeto Dom Helder Câmara (PDHC). A realização do estágio de vivência oportunizou aos estudantes a troca e a construção de conhecimentos primordiais a sua formação profissional. Pode-se afirmar, ainda, que a prática da vivência possibilitou a percepção in loco de que a superação do modo de produção convencional é possível.
Abstract: The period of training of experience has a fundamental paper in the formation of in Agricultural Sciences. The licentiate degree qualifies the student to develop works with not formal education, as the agricultural extension. In this work are presented described information about the (V Period of Internship in Familiar Agriculture and Peasant), a result of a partnership between the Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), the Centro Sabiá, the Diaconia, the Caatinga and Projeto Dom Helder Câmara (PDHC). The accomplishment of the period of training provided to the students the exchange and the construction of primordial knowledge in their professional activities. It can also be affirmed, that this practical experience shows that it is possible to overcome the ways of conventional production.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27122
ISSN: 1980-9735
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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