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Tipo: TCC
Título: A participação dos servidores no processo de implantação da ISO 9001: o caso da Secretaria Judiciária das Varas da Fazenda Pública
Autor(es): Celestino, Tereza Raquel Rodrigues
Orientador: Cavalcante, Sueli Maria de Araújo
Palavras-chave: ISO 9001 - participação dos empregados;Administração pública
Data do documento: 2014
Citação: CELESTINO, Tereza Raquel Rodrigues. A participação dos servidores no processo de implantação da ISO 9001: o caso da Secretaria Judiciária das Varas da Fazenda Pública. 2014. 56 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2014.
Resumo: O objetivo do trabalho é realizar a análise da participação dos servidores no processo de implantação da norma ISO 9001-2008 na Secretaria Judiciária das Varas da Fazenda Pública. O estudo apresenta aspectos conceituais acerca da Gestão Pública e seus princípios; discorre sobre os modelos burocrático e gerencial, qualidade e excelência na gestão pública, destacando o papel do gestor público. Aborda a família ISO 9001, enfatizando a norma ISO 9001-2008, etapas de implantação e seus benefícios. Apresenta, ainda, a Secretaria Judiciária das Varas da Fazenda Pública, ambiente no qual se dá a pesquisa, descrevendo sua estrutura e competências. Esta pesquisa classifica-se como descritiva e estudo de caso. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário aos servidores da secretaria que se dispuseram a colaborar com a pesquisa. Através da análise dos dados é possível compreender que os servidores, em uma maioria de 80%, apresentaram uma boa participação e envolvimento no processo de implantação, esses demonstraram ter o conhecimento sobre a ISO 9001-2008 e seus benefícios. Tais colaboradores participaram das palestras, treinamentos, contribuíram motivando a equipe e disseminando as informações necessárias. Observou-se, porém, que existe uma minoria de 20% que ainda não compreendeu a importância da implantação e apresenta resistência à mudança. A gerência tem se empenhado para que a implantação ocorra da forma correta, através de um bom planejamento, porém ficou claro que deve haver um acompanhamento diário das atividades realizadas, um constante feedback para esclarecer possíveis dúvidas, superar dificuldades e desafios. Existe também a necessidade da apresentação por parte da gerência dos avanços obtidos no processo de implantação de forma que os colaboradores sintam-se mais seguros e confiantes. O estudo foi realizado no intuito de contribuir com implantações da ISO 9001-2008 em outros órgãos da administração pública e estimular a realização de futuras pesquisas voltadas para esta temática.
Abstract: The objective is to perform an analysis on the participation of the Judicial Department of the Treasury of Forum Clovis Bevilaqua servers during the process of implementation of ISO 9001-2008 standard. Talks about the conceptual aspects Public Management, specifically on the concept and principles; on the bureaucratic and managerial and on the quality and excellence in public management models, highlighting the Model of Excellence in Management as well as the role of the public administrator. Talk about the ISO 9001 family, emphasizing the ISO 9001-2008, deployment steps and their benefits norm. It also presents the Judicial Department of the Treasury sticks, environment in which the research takes place, describing its structure and powers. This research is classified as descriptive and case study. For data collection, a questionnaire was given to the secretariat servers that were willing to cooperate with the research. Through data analysis it’s possible to understand that the servers in a majority of 80%, showed good participation and involvement in the implementation process, these have demonstrated knowledge of ISO 9001-2008 and its benefits. Such employees attended lectures, trainings, motivating the team and helped disseminate the necessary information. It was observed, however, that there’s a minority of 20% who have not yet realized the importance of implementation and presents resistance to change. Management has been engaged for the deployment to occur in the right way, through good planning, but it was clear that there must be a daily monitoring of activities, a constant feedback to clear up any doubts, overcome difficulties and challenges. There is also the need of the presentation by management of the progress achieved in the implementation process so that employees feel more secure and confident. The study was conducted in order to help with deployments of ISO 9001-2008 in other public administration bodies and encourage the achievement of future research for this topic.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27012
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