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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Áurio Lúcio Leocádio da-
dc.contributor.authorAguiar, Sergio Portela de Sousa-
dc.date.accessioned2017-10-30T17:07:25Z-
dc.date.available2017-10-30T17:07:25Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationAGUIAR, S. P. de S. Uma proposta de tipologia para torcedores de futebol brasileiros. 2014. 93 f. TCC (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27007-
dc.description.abstractSport marketing is a new marketing specification. The major European football clubs have adopted some points of these theories in their strategic management decisions. Brazilian teams in another hand, are still modest to professionalize its activities as competitive strategies. For this, understanding your core customer is vital. The fans are an important source to acquire resources for the teams. Thus more and more sports entities invest to understand his followers in order to short the distance between them and their followers , and also strategies to attract new fans. Hunt et al. (1999) have proposed a typology that classifies fans into five groups, depending on their degree of involvement with the chosen sport object. The following study aims to prove the validity of this typology on the current brazilian scenario and validate the relationship between behavior of the fans towards wins or losses. This research brings a survey of the theoretical framework on the subject with bibliographical and exploratory research, and by adapting the original research; the main features of each fan were extracted for development of a new questionnaire. The questionnaire was applied at universities, football stadiums and over the internet getting more than 300 replies from different cities, states and countries. The study presents new alternatives for the initial typology proposed by the authors. Future research can be made using this study as a basis to validate the new type of Brazilians football fans.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMarketing esportivopt_BR
dc.subjectFutebol - Torcedorespt_BR
dc.titleUma proposta de tipologia para torcedores de futebol brasileirospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO marketing esportivo é uma recente especificação do marketing. Os grandes clubes de futebol europeus já adotam alguns pontos dessas teorias em suas decisões estratégicas de gerenciamento. Os times brasileiros por sua vez, ainda estão tímidos no posicionamento de profissionalizar suas atividades como estratégias competitivas. Para isso, conhecer seu principal cliente é fundamental. Os torcedores representam uma importante fonte de captação de recurso para as equipes. Dessa forma cada vez mais as entidades esportivas investem para entender a fundo seus seguidores diminuir a distância entre elas e seus seguidores, bem como estratégias para captação de novos fãs. Hunt et al. (1999) propuseram uma tipologia que classifica os torcedores em cinco grandes grupos, dependendo do seu grau de envolvimento com o objeto esportivo escolhido. O estudo a seguir tem como objetivo comprovar a validade dessa tipologia no cenário brasileiro atual, bem como validar a relação entre comportamento dos torcedores perante vitórias ou derrotas. Este trabalho traz um levantamento do referencial teórico sobre o tema com pesquisas bibliográficas e exploratórias, e através de uma adaptação do trabalho base, as principais características de cada torcedor foram extraídas para elaboração de um questionário. O mesmo foi aplicado em Universidades, estádios de futebol e internet obtendo mais de 300 respondentes de diversas cidades, estados e países. O estudo apresenta novas alternativas para a tipologia inicial proposta pelos autores. Pesquisas futuras podem ser feitas utilizando este estudo como base para validar a nova tipologia dos torcedores de futebol brasileiros.pt_BR
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