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Tipo: TCC
Título: Comportamento do consumidor diante da presença de marcas em redes sociais: um estudo de caso da Gelateria San Paolo.
Autor(es): Albuquerque, Larissa Queiroz
Orientador: Murakami, Luiz Carlos
Palavras-chave: Marketing de relacionamento;Marketing na Internet;Redes sociais on-line
Data do documento: 2014
Citação: ALBUQUERQUE, L. Q. Comportamento do consumidor diante da presença de marcas em redes sociais: um estudo de caso da Gelateria San Paolo. 2014. 79 f. TCC (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2014.
Resumo: A possibilidade de ampliação da comunicação entre as pessoas por meio da internet é um fenômeno que implica várias mudanças no processo de gestão das empresas. Atualmente, as redes sociais têm sido uma ferramenta muito utilizada pelas empresas para estreitar a relação com o cliente, através do compartilhamento de informações e conteúdo online. Baseado nisso, este trabalho tem como objetivo geral analisar as influências das redes sociais no comportamento dos consumidores da gelateria San Paolo. Para isso, se viu necessário identificar as mudanças no perfil do consumidor em função do advento da cibercultura e o impacto das redes sociais no público alvo, quando utilizadas corporativamente. No alcance dos objetivos foram aplicados cem questionários, em uma pesquisa não probabilística por conveniência e por julgamento, entre os seguidores das redes sociais da San Paolo. Foi constatado que as pessoas estão cada vez mais inseridas no universo da cultura digital, e novos dispositivos móveis e o hábito de estar conectado fazem parte do seu cotidiano. Essa vivência diária implica em novas formas de se comunicar e buscar informações, e esse estudo mostrou que as redes sociais passaram a ser consideradas pelos usuários um bom lugar para conhecer marcas e criar um relacionamento direto com empresas, possibilitando conhecer novidades diárias da marca, sua reputação e opiniões de outros usuários, pontos que são influência na decisão de consumir ou não a marca. As ferramentas disponibilizadas pelo Facebook e o Instagram, redes sociais que são foco desse trabalho, auxiliam na divulgação da marca San Paolo, influenciando no comportamento dos usuários, que participam na disseminação dos conteúdos e propaganda da empresa. Como resultado desse trabalho, o Instagram mostrou ser a rede social mais eficiente na divulgação de conteúdo, com maior engajamento dos seguidores da San Paolo, mais visualizações e interação dos seus clientes.
Abstract: The possibility of expanding the communication between people through the Internet is a phenomenon which involves several changes in company management process. Nowadays, social networks have been a tool widely used by companies to develop the relationship with the customer through the sharing of information and online content. Based on that, this work has as main objective analyze the influence of social networks on the consumer behavior of the ice-cream shop San Paolo. For this, became necessary identify changes in consumer profile due to the advent of cyberculture and the impact of social networks on the consumers, when used corporately. To achieve the objectives, it was applied 100 questionnaires in a nonprobabilistic research by convenience and judgment, between the followers of social networks in San Paolo.It has been found that people are increasingly immersed in digital culture universe, and new mobile devices and the connected living habits are part of their daily lives. This daily life implies new ways to communicate and seek information, and this study showed that social networks started to be considered by the users a good place to meet brands and create a direct relationship with companies, enabling meet daily news of the brand, its reputation and reviews of other users, points that are influence on the decision to consume or not the brand. The tools provided by Facebook and Instagram, social networks that are the focus of this work, help in spreading the San Paolo brand, influencing the users’ behavior, participating in the dissemination of content and advertising of the company. As a result of this work, Instagram proved to be the most efficient social network in the dissemination of content, with greater involvement of the followers of San Paolo, views and interaction of its customers.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26984
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