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dc.contributor.advisorCarneiro, Juliana Vieira Corrêa-
dc.contributor.authorSampaio Júnior, José Vieira-
dc.date.accessioned2017-10-30T16:53:23Z-
dc.date.available2017-10-30T16:53:23Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationSAMPAIO JÚNIOR, José Vieira. Gerenciamento por categorias como uma ferramenta de trade marketing a serviço da indústria e varejo: um estudo desenvolvido no Supermercado Center Box em Fortaleza. 2014. 69 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26982-
dc.description.abstractThe market suffered strong transformations over the last few years, requiring a greater understanding on the part of industry and retail on the evolution of shopper (purchaser of the product) behavior, bringing greater complexity into the supermarkets. Trade marketing is a concept that emerged in the 80s and aimed to bring the industry's sales strategies with retailers, and this relationship interspersed by the distributor and wholesaler channel. The category management a trade marketing tool, directly influences the process of buying the shopper at point of sale. Category Management is a tool developed for the supermarket better exploit these capabilities in the store, from the layout to the assortment chosen to attend the shelving. The relevance of this theme should be the need to investigate the new variables that influence the shopper's purchase decision. The research was qualitative and qualitative character of case study, with explanatory conclusive field research, with the subject 40 clients interviewed in two supermarkets on the same network of Fortaleza. The results point to a better performance in toilet paper brand sales analyzed in the study, Snow, supermarket who underwent performed by categories management tool, thus proving the effectiveness of the study at hand.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectComércio varejista - Administraçãopt_BR
dc.subjectSupermercadospt_BR
dc.titleGerenciamento por categorias como uma ferramenta de trade marketing a serviço da indústria e varejo: um estudo desenvolvido no Supermercado Center Box em Fortalezapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO mercado sofreu fortes transformações ao longo dos últimos anos, exigindo uma maior compreensão por parte da indústria e do varejo sobre a evolução do comportamento do shopper (comprador do produto), trazendo uma maior complexidade para dentro dos supermercados. Trade marketing é um conceito que surgiu na década de 80 e teve como objetivo aproximar as estratégias de vendas da indústria com o varejo, sendo essa relação intercalada pelo canal distribuidor e atacadista. O gerenciamento por categorias, uma ferramenta de trade marketing, influencia diretamente no processo de compra do shopper no ponto de venda. Gerenciamento por categorias é uma ferramenta desenvolvida para o supermercado explorar melhor as potencialidades presentes na loja, desde o layout até o sortimento escolhido para estar presente na gôndola. A relevância dessa temática se deve a necessidade de investigar as novas variáveis que interferem na decisão de compra do shopper. A pesquisa realizada foi de caráter quali-qualitativa de estudo de caso, com pesquisa de campo conclusiva explicativa, tendo como sujeitos 40 clientes entrevistados em dois supermercados de uma mesma rede de Fortaleza. Os resultados obtidos apontam para um melhor desempenho em vendas da marca de papel higiênico analisada no estudo, Neve, no supermercado que foi submetido à ferramenta de gerenciamento por categorias executada, provando assim a eficácia do estudo em pauta.pt_BR
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