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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Áurio Lúcio Leocádio da-
dc.contributor.authorCavalcante Junior, Francisco Carlos-
dc.date.accessioned2017-10-30T16:47:26Z-
dc.date.available2017-10-30T16:47:26Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationCAVALCANTE JUNIOR, Francisco Carlos. Análise das cinco forças de Porter no setor do aço no estado do Ceará. 2014. 55 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26971-
dc.description.abstractUsing the model of Porter, studied the steel sector of the state of Ceará. The great growth of the steel industry, which occurs in Ceará State, leveraged curiosity in the format of this research. It is observed through the Porter model, all facets of the steel market, competition, new entrants, bargaining power of suppliers both as buyers and possible substitute products. The survey was conducted descriptively and quantitative nature, with data collected from the members of the market companies, institutes, chambers and trade unions in the steel market. Through this study, we identified each player in the market and their participation, the exercise buyer power with the vendor and vice versa, new players and the impact load that will bring to the state's economy and even products that may influence directly in the steel option.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSiderurgia - Indústria - Cearápt_BR
dc.subjectAço - Indústriapt_BR
dc.subjectEstratégiapt_BR
dc.titleAnálise das cinco forças de Porter no setor do aço no estado do Cearápt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrUtilizando o Modelo de Porter, estudamos o setor siderúrgico do estado do Ceará. O grande crescimento do setor siderúrgico, que ocorre no Estado cearense, alavancou a curiosidade na formatação desta pesquisa. Observa-se através do Modelo de Porter, todas as facetas do mercado do aço, competição, novos entrantes, poder de negociação tanto de fornecedores, como de compradores e possíveis produtos substitutos. A pesquisa foi realizada de forma descritiva e de caráter quantitativo, com dados coletados junto às empresas integrantes do mercado, institutos, câmaras e sindicatos do mercado siderúrgico. Através deste estudo, foi identificado cada player do mercado e sua respectiva participação, o poder exercido do comprador junto ao fornecedor e vice-versa, os novos players e a carga de impacto que trarão para a economia do Estado e ainda os produtos que poderão influenciar diretamente na opção de compra do aço.pt_BR
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