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Tipo: TCC
Título: Elementos de marketing interno e sua percepção pelos funcionários de uma empresa nacional do ramo de bebidas
Autor(es): Silva, Flavio Marcilio Andrade da
Orientador: Carneiro, Juliana Vieira Corrêa
Palavras-chave: Marketing;Bebidas - Indústria;Comunicação nas organizações
Data do documento: 2014
Citação: SILVA, Flavio Marcilio Andrade da. Elementos de marketing interno e sua percepção pelos funcionários de uma empresa nacional do ramo de bebidas. 2014. 54 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2014.
Resumo: Os fundamentos de marketing direcionados aos funcionários de uma empresa são objeto de estudo do endomarketing e, nessa relação, recursos de comunicação interna são o meio para informar, motivar, gerar satisfação e comprometimento. Este trabalho objetiva apontar elementos de marketing interno que, por meio da comunicação interna de uma empresa, chegam ao grupo de funcionários e neles podem despertar maior ou menor afinidade ao objetivo da organização. A pesquisa objetiva delinear a percepção que os funcionários, como público alvo da comunicação da empresa, têm sobre posturas, atos e mensagens da organização em momentos diversos da rotina organizacional. Foi por meio de questionário que, conforme definições de autores sobre a matéria, foram retratados os elementos de marketing interno, bem como se buscou medir a magnitude de afinidade dos entrevistados com os temas ali embutidos. O nível de concordância, neutralidade ou discordância dos entrevistados indica como são percebidas a adoção e/ou aplicação de recursos de marketing interno por uma empresa do ramo de bebidas com atuação em grande parte do território brasileiro.
Abstract: The fundamentals of marketing targeted to employees of a company are subject to internal marketing study and, about this, internal communication resources are the means to inform, motivate, create satisfaction and commitment. This work aims to point out elements of internal marketing that, through internal communication, reaches the group of employees and, on them, may arouse greater or lesser affinity to the organization’s goals. The research aims to delineate the perception that employees, as the target audience of the company's communications have on attitudes, actions and messages of the organization at different situations of organizational routine. Through a questionnaire, definitions of the elements of internal marketing were portrayed, and we sought to measure the magnitude of affinity of respondents to the topics included there. The level of agreement, disagreement or neutrality of respondents indicates how they perceive adoption and / or implementation of internal marketing resources in a beverages company with operations in a big area of the Brazilian territory.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26968
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