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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Áurio Lúcio Leocádio da-
dc.contributor.authorPacheco, Eduardo Fontenelle-
dc.date.accessioned2017-10-30T16:42:17Z-
dc.date.available2017-10-30T16:42:17Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationPACHECO, Eduardo Fontenelle. A percepção do cliente hospitalar em relação ao marketing de relacionamento da indústria farmacêutica. 2014. 56 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26963-
dc.description.abstractThe present study aimed to evaluate the perception of relationship marketing in the hospital segment of the pharmaceutical industry , the practices developed by pharmaceutical companies in the pursuit of loyalty medical professionals and the performance of these actions of relationship marketing . The methodology was performed an quantitative study using interviews with structured questionnaire closed , involving professionals from three medical specialties ( anesthesiology , infectious disease specialists and intensivists ) , which the playing field is predominantly hospital . Three aspects of relationship marketing were addressed in the questionnaire , such as the influence of empathy 's representative on prescription drugs, the degree of dependence in relation to the medical and pharmaceutical laboratory compromised with the same doctor . The results showed that confidence in the pharmaceutical laboratory is crucial in choosing the drug that the scientific information provided to physicians contribute to their training and lastly , as to the commitment of respondents is due more to the relationship with the figure of the representative and his longevity in now that the receipt of gifts , sponsorships and free samples . The research thus provides a contribution to outline the purpose of relationship marketing in the hospital following the pharmaceutical industry .pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMarketing de relacionamentopt_BR
dc.subjectMédicospt_BR
dc.subjectIndústria Farmacêuticapt_BR
dc.titleA percepção do cliente hospitalar em relação ao marketing de relacionamento da indústria farmacêuticapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente estudo teve o propósito de avaliar a percepção do marketing de relacionamento no segmento hospitalar da indústria farmacêutica, as práticas desenvolvidas pelas empresas farmacêuticas na busca da fidelização dos profissionais médicos e o desempenho dessas ações de marketing de relacionamento. A metodologia realizada foi uma pesquisa de abordagem quantitativa por meio de entrevistas com questionários estruturado fechado, envolvendo profissionais de três especialidades médicas (anestesiologistas, infectologistas e intensivistas), as quais o campo de atuação é predominantemente hospitalar. Três aspectos do marketing de relacionamento foram abordados no questionário, como a influencia da empatia do representante na prescrição médica, o grau de dependência do médico em relação ao laboratório farmacêutico e o comprometimento do médico com o mesmo. Os resultados mostraram que a confiança no laboratório farmacêutico é determinante na escolha do medicamento, que as informações científicas fornecidas aos médicos contribuem para sua formação e por último, quanto ao comprometimento dos entrevistados se deve mais ao relacionamento com a figura do representante e sua longevidade na empresa que o recebimento de brindes, patrocínios e amostras grátis. A pesquisa, desse modo, fornece uma contribuição para traçar a finalidade do marketing de relacionamento no seguimento hospitalar da indústria farmacêutica.pt_BR
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