Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26878
Tipo: Resumo
Título: Carta a Agnès
Autor(es): Silva, Ana Paula Oliveira da
Holanda, Renata Lima
Monteiro, Saulo Silva
Dumaresq, Daniela Duarte
Palavras-chave: Documentário;Video-instalação;Audiovisual
Data do documento: 2016
Citação: SILVA, Ana Paula Oliveira da, et al. Carta a Agnès. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Cultura Artística, 3)
Resumo: O cOaLHO – Coletivo de Pesquisa em Cinema e Audiovisual desenvolve pesquisas relativas ao campo do documentário e suas relações com outras linguagens audiovisuais. O coletivo permite que paralelamente à pesquisa desenvolvida, os alunos tenham liberdade de desenvolver projetos individuais que são orientados e desenvolvidos dentro do grupo. Carta à Agnès é um projeto proposto pela aluna Renata Lima Holanda, que foi usado também como Trabalho de Conclusão de Curso, orientado e desenvolvido coletivamente dentro do grupo de estudo nos anos de 2015 e 2016. A obra Carta a Agnès se propõe a refletir sobre o trabalho dos catadores de resíduos sólidos recicláveis no estado do Ceará a partir de uma reflexão disparada pela obra de Agnès Varda: Os Catadores e Eu (Les Glaneurs et la Glaneuse, 2009). A primeira tentativa de execução do projeto, não concretizada por motivos ligados à produção, seria um documentário tradicional. O projeto é retomado no ano de 2015 a orientação da Profa. Daniela Dumaresq como projeto de pesquisa no cOaLHO e a partir dos estudos realizados nesse período ganha nova forma, passa a ser uma vídeo-carta. À medida em que executamos a pesquisa de campo e do encontro com a Rede de Catadores de Resíduos Sólidos Recicláveis do Estado do Ceará, percebemos que apenas uma tela de exibição faria o trabalho perder potência. Decido, dessa forma, dividir o trabalho em três vídeos distintos e exibí-los em TVs de tubo juntamente com uma carroça e o áudio da carta direcionada à Agnès Varda. Lista de materiais necessários: 4 aparelhos de DVDS 4 Fones de ouvido.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26878
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ECA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_apodasilva.pdf48,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.