Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26869
Tipo: Resumo
Título: Estilo de vida de idosos com acidente vascular cerebral - análise de um grupo específico
Autor(es): Evaristo, Andressa Coriolano
Lopes, Ana Cecília Menezes
Morais, Huana Carolina Cândido
Oliveira, Andressa Suelly Saturnino de
Silva, Danielle Ethel Sousa
Araujo, Thelma Leite de
Palavras-chave: Idoso;Acidente Vascular Cerebral;Estilo de Vida
Data do documento: 2016
Citação: EVARISTO, A.C.; LOPES, A.C.M.; MORAIS, H.C.C.; OLIVEIRA, A.S.S.; SILVA, D.E.S.S.; ARAUJO, T.L.; (2016)
Resumo: O aumento da expectativa de vida e do envelhecimento populacional aumentaram a exposição aos fatores responsáveis pelo aparecimento de doenças crônicas não transmissíveis. Dentre essas, destaca-se o acidente vascular cerebral (AVC) como a segunda maior causa de mortes no mundo. Entretanto, o AVC também pode relacionar-se a um estilo de vida não saudável. Com isso, objetivou-se investigar o estilo de vida de idosos antes do episódio de AVC. Trata-se de um estudo analítico, transversal e quantitativo, desenvolvido com 29 idosos, de ambos os sexos, institucionalizados em um hospital de referência estadual para tratamento de AVC em Fortaleza, Ceará, no período de fevereiro a agosto de 2015. Dos dados oriundos do formulário para levantamento das características clínicas, foram extraídas informações sobre gênero e o estilo de vida dos participantes no que se refere ao hábito de fumar, ingestão de bebidas alcoólicas e prática de atividade física. Essas variáveis foram analisadas por meio de estatística descritiva, com cálculo de frequências absolutas e relativas. Este trabalho representa um recorte de uma pesquisa maior, sendo aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Ceará, sob o parecer nº 861.816. 19 (65,5%) participantes eram do sexo masculino. 5 (17,2%) possuíam o hábito de fumar ou ingeriam bebida alcóolica ou eram sedentários. Os idosos fumavam em média 13,6 cigarros por dia e bebiam uma média de 250 ml de bebida alcoólica por dia, sendo as mais prevalentes as destiladas e as fermentadas. Dessa maneira, há uma necessidade de realizar ações em saúde voltadas para os hábitos de vida, de forma que a reabilitação desses idosos se dê de maneira saudável, com menos exposição a fatores de risco para possíveis eventos vasculares futuros.
Descrição: EVARISTO, Andressa Coriolano et al. Estilo de vida de idosos com acidente vascular cerebral - análise de um grupo específico. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Científica, 35)
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26869
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EIC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_acevaristo.pdf50,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.