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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Áurio Lúcio Leocádio da-
dc.contributor.authorSousa, Jean Carlos da Silva-
dc.date.accessioned2017-10-24T12:10:23Z-
dc.date.available2017-10-24T12:10:23Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSOUSA, Jean Carlos da Silva. Impactos da layoutização de marcas e produtos na gôndola na decisão de compra do consumidor de desodorantes. 2015. 63 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26815-
dc.description.abstractThe companies have been struggling to gain customer preference. Merchandising techniques, that are marketing activities directed to point of sale, have gained prominence, since it’s there that happens the conversion of intent in purchase. Promotions, differentiated or extra exhibitions and planned layout of the brands on the shelves it has been one of the most used tools in the battle for consumer conquest. Therefore, this paper is meant to examine the effects of layout brands on the shelf of deodorants cause in the consumer’s purchasing decision. To develop the theme, a qualitative survey was applied in two supermarkets in Fortaleza, investigating whether the participation of brands and how they were distributed in the shelves affected somehow the ultimate choice of the customers. The survey data were collected through observation and application of semi-open interviews with supermarket customers and professionals who work with merchandising in these supermarkets. The research has shown that the arrangement of brands on the shelves follows a schedule established between retailer and supplier industry and the most sensitive consumers at prices were the most suffered influence of it, especially in relation to the perception of the amount of existing brands. It was also noticed that the brands with the greatest share within the category were the ones that had better sales performance.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCompras - Processo decisóriopt_BR
dc.subjectMerchandisingpt_BR
dc.subjectComércio varejistapt_BR
dc.titleImpactos da layoutização de marcas e produtos na gôndola na decisão de compra do consumidor de desodorantespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs empresas têm se esforçado cada vez mais para conquistar a preferência dos clientes. Técnicas de merchandising, que são ações de marketing voltadas para o ponto de venda, têm ganhado destaque, uma vez que é lá onde ocorre a conversão da intenção de compra em compra efetiva. Promoções, exposições diferenciadas, layoutização planejada das marcas nas prateleiras, pontos extras tem sido algumas das ferramentas mais utilizadas nessa luta pela conquista do consumidor. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo principal analisar os efeitos que a layoutização das marcas e produtos na gôndola da categoria de desodorantes causa na decisão de compra do consumidor. Para desenvolver o tema, foi feita uma pesquisa qualitativa em dois supermercados da cidade de Fortaleza, investigando se a participação das marcas e a forma como estavam distribuídas nas prateleiras afetavam de alguma forma a escolha final dos clientes. Os dados da pesquisa foram coletados através de observação e da aplicação de entrevistas semi-abertas com clientes do supermercado e com profissionais que trabalham com Merchandising nas lojas que foram objeto de estudo. A pesquisa mostrou que o arranjo das marcas na gôndola segue um planejamento estabelecido entre varejista e indústria fornecedora e que os consumidores mais sensíveis a preços foram os que mais sofreram influência da gôndola, principalmente em relação à percepção da quantidade de marcas existentes. Também foi percebido que as marcas com maior participação dentro da categoria foram as que tiveram melhor performance de vendaspt_BR
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