Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26801
Tipo: Resumo
Título: Avaliação das alterações hipocampais em camundongos c57bl/6j desafiados pela Hiperlipidemia e dieta regional básica.
Autor(es): Alves, Ana Carolina Benicio
Frota, Priscila Briseno
Campelo, Marcio Wilker Soares
Alves, Luis Antonio de Oliveira
Pinto, Daniel Vieira
Oria, Reinaldo Barreto
Palavras-chave: Hiperlipidemia;Hipocampo;GFAP
Data do documento: 2016
Citação: ALVES, A.C.B.; FROTA, P.B.; CAMPELO, M.W.S.; ALVES, L.A.O.A.; PINTO, D.V.; ORIA, R.B. (2016)
Resumo: A obesidade é cada vez mais frequente em crianças expostas à uma dieta rica em lipídios no semiárido brasileiro, podendo causar déficits cognitivos. Com base nisso, avaliamos o efeito da dieta hiperlipídica (42% de colesterol) na concentração de aminoácidos no hipocampo, parâmetros lipídicos (colesterol total e triglicerídeos séricos), ecografia doppler da aorta e ganho de peso corporal em camundongos selvagens C57BL/6J. Os animais foram alocados em dois grupos (n= 6 cada), a saber: grupo controle (normonutrido), recebendo dieta comercial padrão e um grupo hiperlipídico (HF - high fat diet), recebendo dieta hiperlipídica ao longo de 40 dias ad libitum imediatamente após desmame. Os experimentos foram realizados no Biotério do Núcleo de Biologia Experimental na Universidade de Fortaleza e aprovados no Comitê de Ética Animal. A ecografia doppler colorida da artéria aorta foi realizada com transdutor linear (6-13 Mhz) em animais sob anestesia. Foi colhido sangue por punção transcardíaca para obtenção do soro e análise do colesterol e triglicérides totais. A coleta do hipocampo foi realizada para análise da proteína ácida glio-fibrilar (GFAP) por microscopia confocal e dosagem de aspartato, glutamato, taurina e ácido gama aminobutírico por HPLC. Os animais, que receberam a dieta hiperlipídica, apresentaram maior ganho de peso corporal (p=0,038) e maiores níveis de colesterol total (p=0,03) em relação ao grupo controle. Entretanto, o grupo hiperlipidêmico apresentou menores níveis de triglicérides, quando comparado ao grupo normonutrido (p=0,004). A dosagem dos aminoácidos e parâmetros vasculares não foram alterados significativamente. O grupo, que recebeu dieta hiperlipidêmica, apresentou maior expressão de GFAP nas regiões do hipocampo. Mais estudos são necessários para avaliar o impacto da dieta hiperlipídica no hipocampo. Experimentos com animais ApoE nocautes serão realizados para avaliar melhor esses efeitos em animais susceptíveis à aterosclerose.
Descrição: ALVES, Ana Carolina Benicio et al. Avaliação das alterações hipocampais em camundongos c57bl/6j desafiados pela Hiperlipidemia e dieta regional básica. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Científica, 35)
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26801
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EIC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_acbalves.pdf51,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.