Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26786
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Damasceno, André Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-24T11:36:49Z | - |
dc.date.available | 2017-10-24T11:36:49Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | DAMASCENO, A.B.; SILVA, O.C.; (2016) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26786 | - |
dc.description | DAMASCENO, André Barbosa; SILVA, Odalice de Castro; A construção das personagens em, a menina dos olhos de ouro de balzac. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Científica, 35) | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Personagem | pt_BR |
dc.subject | Autor | pt_BR |
dc.subject | Literatura e Romance | pt_BR |
dc.title | A construção das personagens em, a meninados olhos de ouro de balzac | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho pretende trazer aos seus leitores os diversos caminhos de composição para a construção de uma personagem. Utilizaremos o romance, A menina dos olhos de ouro(1835) de Balzac como obra fundamental para esse estudo, uma vez que, mediante nossas pesquisas nos deparamos com o grande engenho e capacidade que Balzac possuía para reproduzir e inventar de forma tão real, no mundo ficcional, a vida cotidiana e complexa da realidade social ao seu redor. Fundamentar-nos-emos em Beth Brait, A Personagem (1993), para afirmar e esclarecer nossos questionamentos e posições teóricas. O fenômeno ‘personagem’ não se dá por si só, são necessários um momento e um contexto histórico, uma linguagem, uma fala, uma língua e suas normas,tudo isso atrelado ao enredo na narrativa; O Grau Zero da Escrita (1953) nos ajudará nessa fundamentação, e ainda, A personagem de Ficção (2007); A Construção da Personagem (2005); que nos ajudaram a descobrir passo-a-passo o lugar que ocupa a personagem dentro da narrativa, os aspectos gramaticais que tornam a personagem viva dentro do enredo. Exporemos o papel histórico e o valor cotidiano que o autor desenvolve na personagem através de seu construtor complexo e a recepção do leitor com sua surpreendente missão de eleger a personagem e torná-la viva na memória coletiva social. Para que a personagem viva, é necessário, que a narração embora ficcional, apresente características reais, daí a utilização da verossimilhança, o poder mimético que transpõe o cotidiano real para um mundo a parti, aquele criado pelo autor.Portanto, nosso leitor poderá distinguir a diferença entre personagem e pessoa e, ao mesmo tempo, verificar o quanto do cotidiano traz a personagem para a ficção. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EIC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_abdamasceno.pdf | 50,05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.