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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRibeiro, Rafael Reis-
dc.contributor.authorForte, Tereza Cristina Marques-
dc.contributor.authorSarte, Marina Fiuza-
dc.contributor.authorMelo, Iracema Matos de-
dc.contributor.authorLima, Vilma-
dc.date.accessioned2017-10-23T19:42:12Z-
dc.date.available2017-10-23T19:42:12Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationRIBEIRO, R. R; FORTE, T. C. M; SARTE, M. F; MELO, I. M; LIMA, V; LIMA, V; (2016)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26779-
dc.descriptionRIBEIRO, Rafael Reis et al. Estágio de docência como atividade acadêmica de formação didático-pedagógica na Pós-graduação em Farmacologia da Universidade Federal do Ceará – Fortaleza-ce. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Docência no Ensino Superior, 8)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDocência.pt_BR
dc.subjectFarmacologia.pt_BR
dc.subjectpós-graduação.pt_BR
dc.titleEstágio de docência como atividade acadêmica de formação didático-pedagógica na Pós-graduação em Farmacologia da Universidade Federal do Ceará – Fortaleza-ce.pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO estágio de docência é uma atividade acadêmica supervisionada que faz parte da grade curricular dos cursos de mestrado e doutorado do programa de pós-graduação em farmacologia, assim como de outras pós-graduações da Universidade Federal do Ceará (UFC). É uma iniciativa do programa de articulação entre graduação e pós-graduação (PROPAG) que visa auxiliar na capacitação do pós-graduando (PG) para o futuro exercício da docência. O presente relato tem por objetivo compartilhar a experiência de um mestrando em Farmacologia junto à disciplina de farmacologia para odontologia da UFC. Sob supervisão e auxílio da orientadora do mestrado/coordenadora da disciplina foi elaborada e ministrada aula expositiva sobre “mediadores químicos da inflamação”, tema relacionado ao seu objeto de pesquisa. Ao final, o PG foi avaliado por 20 alunos, de 28 matriculados na turma de graduação de 2015.2, através de questionário inferindo sobre o desempenho do PG quanto: à clareza, ao conhecimento do assunto, a capacidade de esclarecer dúvidas, à capacidade de motivar a turma, bem como a qualidade dos slides, atribuindo-se uma pontuação de 1 a 5, sendo 5 a pontuação máxima. Ao analisar a média das pontuações de cada item, constatou-se que o aspecto melhor avaliado foi o sobre conhecimento do assunto (média= 4,65), seguido por capacidade de esclarecer dúvidas (4,25), qualidade dos slides (4), clareza ao se expressar (3,85) e capacidade de motivar os alunos (3,4). Concluiu-se que a experiência do estágio de docência pode ser importante para acompanhar o desempenho do pós-graduando e, portanto, contribuiu para a formação crítica do futuro docente nos seus diversos aspectos didático-pedagógicos, bem como ensaiar um engrandecimento de relação aluno/professor. Dessa forma, o estágio docente, devidamente supervisionado, deve ser valorizado como ferramenta para autoavaliação e formação no contexto das pós-graduações strictu sensu. Apoio: PIBIC; CAPES.pt_BR
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