Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26766
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Elivânia Maria Sousa | - |
dc.contributor.author | Amorim, Marcelo Queiroz | - |
dc.contributor.author | Mendonça, Clice de Araújo | - |
dc.contributor.author | Pessôa, Moisés de Lira | - |
dc.contributor.author | Reis, Maria Albertina Monteiro | - |
dc.contributor.author | Chioderoli, Carlos Alessandro | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-23T19:09:15Z | - |
dc.date.available | 2017-10-23T19:09:15Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, E. M. S;AMORIM, MARCELO Q; MENDONÇA, C. A; PÊSSOA, M. L; REIS, M. A. M; CHIODEROLI, C. A; (2016) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26766 | - |
dc.description | NASCIMENTO, Elivânia Maria Sousa et al. Identificação das dificuldades enfrentadas pelos alunos na disciplina mecânica e máquinas agrícolas. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Docência no Ensino Superior, 8) | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino. | pt_BR |
dc.subject | Mecanização. | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento. | pt_BR |
dc.title | Identificação das dificuldades enfrentadas pelos alunos na disciplina mecânica e máquinas agrícolas. | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A didática é de fundamental importância para a prática pedagógica influenciando nos processos de ensino e aprendizagem e na relação professor-aluno. Muitos alunos ingressam na graduação sem dominar determinados conteúdos que são fundamentais para melhor entendimento de determinadas disciplinas, sendo um dos principais pontos encontrados no processo de aprendizagem e na relação aluno e professor. O objetivo deste trabalho é identificar as dificuldades enfrentadas pelos alunos da disciplina Mecânica e Máquinas Agrícolas do Curso de Zootecnia da UFC, diante das metodologias e avaliações aplicadas pelo professor titular durante o semestre. A disciplina Mecânica e Máquinas Agrícolas do Departamento de Engenharia Agrícola é ofertada todo semestre para os alunos do Curso de Graduação em Zootecnia. É uma disciplina de extenso conteúdo e durante algum tempo essa disciplina possuiu um elevado índice de reprovação. As observações foram realizadas ao longo dos semestres de 2015.2 e 2016.1 durante o acompanhamento da disciplina para averiguar o desempenho dos alunos durante as aulas teóricas e práticas ministradas no decorrer do semestre. Os resultados das observações mostraram que não basta o professor ter um alto conhecimento e domínio do conteúdo que está sendo passado, é preciso que haja um interesse maior por parte dos alunos do que lhes é transmitido. Outro problema constatado foi às dificuldades encontradas pelos alunos de graduação nas disciplinas básicas do ensino médio que é o fator principal para o desempenho dos alunos na disciplina levando-os muitas vezes à reprovação e evasão. Contudo, mostra que a construção do conhecimento não depende exclusivamente da Didática do professor ou qualquer outro tipo de mecanismo pedagógico, mas de deficiências que vem desde os ensinos anteriores. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EDES - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_emsousa.pdf | 49,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.