Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26759
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Carvalho, Alanny Nayra Alexandre | - |
dc.contributor.author | Amora, Kleber Carneiro | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-23T18:19:56Z | - |
dc.date.available | 2017-10-23T18:19:56Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Alanny Nayra Alexandre; AMORA, Kleber Carneiro. O desafio de lecionar a disciplina de filosofia a partir da pedagogia kantiana. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Docência no Ensino Superior, 8). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26759 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Processo | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Homem | pt_BR |
dc.title | O desafio de lecionar a disciplina de filosofia a partir da pedagogia kantiana | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Essa pesquisa tem por objetivo demonstrar como é desafiador o ato de ensinar a disciplina de Filosofia. A mesma abordará algumas questões que envolvem esse tema, como por exemplo, demonstrar de maneira direta o contexto atual sobre a situação em que o professor de Filosofia se encontra; analisando os desafios propostos pela disciplina e as possíveis superações que podem ser alcançadas por esse educador, para melhoria da mesma; tudo isso considerando ás possibilidades oferecidas a esse ‘‘Mediador do Conhecimento”, se podemos chamar assim, o professor de Filosofia. Todo esse contexto será feito a partir de uma perspectiva do pensamento filosófico de Immanuel Kant (1724-1804), no qual defende fielmente que “O homem não pode se tornar um verdadeiro homem senão pela educação”. (Sobre a Pedagogia, 2004). O método de exposição será essencialmente no sentido de buscar entender a pedagogia kantiana a partir de uma leitura atenta da obra Sobre a Pedagogia, priorizando a importância da educação durante esse processo de formação do homem. Com a presente pesquisa, chegamos à conclusão que a pedagogia kantiana é consolidada na perspectiva de que o mais importante é que o homem seja formado para o progresso da humanidade, onde o mesmo possa aperfeiçoar sua natureza humana se utilizando de meios oferecidos pelo processo educacional. Para Kant o processo de educação é imprescindível para a formação humana, esse processo deve ultrapassar a educação formal (intelectual), alcançando assim, toda a educação do homem, desde o seu nascimento, convívio familiar e social até chegar à moralidade; tornando-se fim em si mesmo. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EDES - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_analexandre.pdf | 48,63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.