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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarvalho, Alanny Nayra Alexandre-
dc.contributor.authorAmora, Kleber Carneiro-
dc.date.accessioned2017-10-23T18:19:56Z-
dc.date.available2017-10-23T18:19:56Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCARVALHO, Alanny Nayra Alexandre; AMORA, Kleber Carneiro. O desafio de lecionar a disciplina de filosofia a partir da pedagogia kantiana. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Docência no Ensino Superior, 8).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26759-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProcessopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectHomempt_BR
dc.titleO desafio de lecionar a disciplina de filosofia a partir da pedagogia kantianapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEssa pesquisa tem por objetivo demonstrar como é desafiador o ato de ensinar a disciplina de Filosofia. A mesma abordará algumas questões que envolvem esse tema, como por exemplo, demonstrar de maneira direta o contexto atual sobre a situação em que o professor de Filosofia se encontra; analisando os desafios propostos pela disciplina e as possíveis superações que podem ser alcançadas por esse educador, para melhoria da mesma; tudo isso considerando ás possibilidades oferecidas a esse ‘‘Mediador do Conhecimento”, se podemos chamar assim, o professor de Filosofia. Todo esse contexto será feito a partir de uma perspectiva do pensamento filosófico de Immanuel Kant (1724-1804), no qual defende fielmente que “O homem não pode se tornar um verdadeiro homem senão pela educação”. (Sobre a Pedagogia, 2004). O método de exposição será essencialmente no sentido de buscar entender a pedagogia kantiana a partir de uma leitura atenta da obra Sobre a Pedagogia, priorizando a importância da educação durante esse processo de formação do homem. Com a presente pesquisa, chegamos à conclusão que a pedagogia kantiana é consolidada na perspectiva de que o mais importante é que o homem seja formado para o progresso da humanidade, onde o mesmo possa aperfeiçoar sua natureza humana se utilizando de meios oferecidos pelo processo educacional. Para Kant o processo de educação é imprescindível para a formação humana, esse processo deve ultrapassar a educação formal (intelectual), alcançando assim, toda a educação do homem, desde o seu nascimento, convívio familiar e social até chegar à moralidade; tornando-se fim em si mesmo.pt_BR
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