Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26744
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBernardino, Maria Cleide Rodrigues-
dc.contributor.authorCarmo, Nicácia Lina do-
dc.date.accessioned2017-10-20T13:45:35Z-
dc.date.available2017-10-20T13:45:35Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationCarmo, N. L.; Bernardino, M. C. R. (2011)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26744-
dc.descriptionCARMO, Nicácia Lina do. História e cultura afro-brasileira: um olhar sobre o acervo das bibliotecas públicas do Crajubar. 2011. 60f. TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará (Campus Cariri), Curso de Graduação em Biblioteconomia, Juazeiro do Norte (CE), 2011.pt_BR
dc.description.abstractDiscusses about public libraries as information units indispensable that serve subsidies to educational practices and informational needs society, treating regarding theirfunctions and missions to be performed. Presents some aspects concerning the creation of Law 10.639/03, which requires the teaching of Afro-Brazilian and African cultureand history in public and private elementary and secondary education schools, describing their contributions to the history of the black population. Aims to carry out an analysis of a collection of municipal public libraries of the CRAJUBAR - matching Crato, Juazeiro do Norte and Barbalha in Cariri cearense regarding the existence and use of the th collection at addresses the effectiveness of the assignments of Law 10.639/03 and as an assistance to educators, students and the community at large. It develops in a qualitative way through a field research with the use of semi-structured interviews applied to librarians and / or guardians of the libraries also involving the method of participant observation, used to verify and analyze the physical structure,human resources and the collection of these ambiences which is the main focus of thiswork. Identifies the amount of titles found concerning the subject in question benefited from these skills in their training. It was found that very few teachers attend the libraries insearch of materials which are more sought after by students. Seeks to contribute to a scientific, methodological aspects and combining research results and promote discussion with a view to promoting awareness of professionals working in those libraries and thus contributing to boosting the colletion. It concludes by pointing out deficiencies faced by the public library and the state where they are.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectBiblioteca públicapt_BR
dc.subjectAcervo – Lei 10.639/03pt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileira e africanapt_BR
dc.subjectBibliotecas – CRAJUBARpt_BR
dc.titleHistória e cultura afro-brasileira: um olhar sobre o acervo das bibliotecas públicas do Crajubarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrAborda sobre as bibliotecas públicas como unidades de informação imprescindíveis à sociedade, as quais servem de subsídios às práticas educacionais e necessidades informacionais da sociedade, tratando a respeito de suas funções e missões a serem desempenhadas. Apresenta alguns aspectos a respeito da criação da Lei 10.639/03, a qual obriga o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas públicas e particulares de ensino fundamental e médio, relatando as suas contribuições à história da população negra. Objetiva realizar uma análise do acervo das bibliotecas públicas municipais do Triângulo CRAJUBAR - que correspondem a Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha no Cariri cearense, no que concerne à existência e utilização do acervo que contemple na efetividade das atribuições da Lei 10.639/03 e no auxílio de educadores e educandos. Desenvolve-se de forma qualitativa através de uma pesquisa de campo com a utilização de entrevista semi-estruturada, aplicada aos bibliotecários e/ou responsáveis pelas bibliotecas envolvendo também, o método da observação participativa, utilizado para verificar e analisar a estrutura física, os recursos humanos e o acervo dessas ambiências que é o principal foco deste trabalho. Constatou-se que pouquíssimos professores frequentam as bibliotecas em busca de materiais, sendo mais procurada por estudantes. Identifica a quantidade de títulos encontrados referentes à temática em questão. Busca contribuir com uma produção científica, combinando aspectos metodológicos e os resultados da pesquisa e fomentar com a discussão a fim de promover a conscientização dos profissionais que trabalham nas referidas bibliotecas e assim contribuir para a dinamização do acervo. Conclui apontando as deficiências enfrentadas pela biblioteca pública e o estado em que se encontram.pt_BR
Aparece nas coleções:BIBLIOTECONOMIA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_tcc_nlcarmo.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.