Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26734
Título: Retificador ativo com alto fator de potência utilizando controle indireto de corrente por deslocamento de amostra de tensão
Título em inglês: Active rectifier with high power factor using indirect current control by voltage sample shifted
Autor(es): Albuquerque, Leonardo Tabosa
Orientador(es): Silva, Carlos Elmano Alencar e
Coorientador(es): Sá Júnior, Edilson Mineiro
Palavras-chave: Controle digital
Correção de fator de potência
Retificador boost bridgeless
Sem sensor de corrente
Data do documento: 2017
Citação: Albuquerque L. T.
Resumo: Este trabalho apresenta uma técnica para correção de fator de potência com um retificador Boost Bridgeless monofásico sem utilização de sensor de corrente, implementada digitalmente. Esta técnica utiliza amostras da tensão de entrada deslocadas no tempo como sinal modulador, as quais são utilizadas para o acionamento dos interruptores do retificador. A técnica proposta se diferencia das demais pelo fato de não necessitar de uma malha de controle da corrente de entrada, de não utilizar sensor de corrente, de possibilitar a utilização de processadores com reduzida capacidade computacional, de não necessitar da utilização de Phase Locked Loop (PLL) e por poder ser aplicada a quaisquer formas de onda periódica da tensão de entrada. A fim de validar a técnica proposta foram realizadas simulações e coletados resultados experimentais a partir de um protótipo de 500W de potência, com o qual foram obtidos fatores de potência da ordem de 0,996, além de taxas de distorção harmônica dentro dos limites da Norma IEC 61000-3-2:2014.
Abstract: This master thesis presents a power factor correction technique for single phase current sensorless Boost Bridgeless rectifier, digitally implemented. The technique is based on input voltage samples, used as modulating signal to generate the PWM pulses. The control of power flow is made by shifting the modulating signal, i.e. the input sampled voltage. The advantages of this technique are: the absence of the current control loop; no need of current sensor; use of processors with low computational capability; the Phase Locked Loop is not needed; efficiency for any input voltage waveform. In order to validate the proposed technique, simulations were performed and collected experimental results from a 500W rated power prototype, by which power factors were obtained around 0.996, and harmonic distortion within the limits of IEC 61000-3-2:2014.
Descrição: Albuquerque, L. T. Retificador ativo com alto fator de potência utilizando controle indireto de corrente por deslocamento de amostra de tensão. 2017. 148 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação) - Campus de Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2017.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26734
Tipo: Dissertação
Aparece nas coleções:PPGEEC - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_dis_ltalbuquerque.pdf3,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.