Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26589
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Monteiro, Syssa Adley | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Francisco Wellington Moreira | - |
dc.contributor.author | Costeski, Evanildo | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-11T17:07:57Z | - |
dc.date.available | 2017-10-11T17:07:57Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | MONTEIRO, S. A; RIBEIRO, F. W. M; COSTESKI, E; (2016) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26589 | - |
dc.description | MONTEIRO, Syssa Adley; RIBEIRO, Francisco Wellington Moreira; COSTESKI, Evanildo. Política, cinema e transexualidade (despatologizacao e transfobia). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2) | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Tecnodocência. | pt_BR |
dc.subject | Transexualidade. | pt_BR |
dc.subject | Cinema. | pt_BR |
dc.title | Política, cinema e transexualidade (despatologizacao e transfobia). | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A atividade consiste em uma aula da disciplina de tecnodocência que promoveu a interdisciplinaridade entre filosofia, política, cinema e transexualidade. Ao final da aula, os alunos produziram um roteiro de cinema retratando as problemáticas sociais da própria comunidade em que eles estão inseridos. Dentro do tema de filosofia política, foram trabalhadas as problemáticas sociais, baseando-se em alguns filmes que retratam a transexualidade em variadas vertentes; na temática dedicada ao cinema foi trabalhado roteiro e, como centro da aula, foi desenvolvida a problemática da transfobia e despatologizacão das pessoas trans. No decorrer da aula vimos a realidade da transexualidade dentro do contexto da saúde, do emprego formal e da escola. Os principais conceitos abordados durante a aula foram gênero, cisgênero, transgênero, trans, identidade de gênero, expressão de gênero, orientação sexual, transexualidade, homem e mulher, papeis de gênero, nome social. Os alunos fizeram dois testes de sondagens, um sobre transfobia e um outro sobre despatologização das identidades trans. Durante a abordagem da aula, foram utilizados alguns filmes como “A garota Dinamarquesa”, “Transamérica” e “Minha vida em cor de rosa”. Durante toda a aula, os alunos tiveram contato com as tecnologias da informação e comunicação, ao terem de realizar teste de sondagem e fazer roteiro de cinema no computador, além do uso de vídeos, correio eletrônico e meios digitais no decorrer da aula. Essa aula partiu da experiência obtida na disciplina de tecnodocência, onde aprendemos a criar um plano de aula interdisciplinar que usasse as tecnologias da informação. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | ET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_samonteiro.pdf | 48,35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.