Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26586
Tipo: Resumo
Título: Planilhas eletrônicas como ferramentas para o auxílio na organização de informações no âmbito educacional acadêmico.
Autor(es): Cassimiro, Felipe Sobreira
Lôbo Filho, Francisco Helder Braga
Lopes, João Ítalo Mascena
Fernandes, Guilherme Melo
Soares, Deyse Mara Romualdo
Lima, Luciana
Palavras-chave: TPlanilha Eletrônica.;Organização de dados.;TDICs.
Data do documento: 2016
Citação: CASSIMIRO, F. S; FILHO, F. H. B. L; LOPES, J. Í. M; FERNANDES, G. M; SOARES, D. M. R; LIMA, L; (2016)
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo descrever a experiência adquirida com o uso de planilhas eletrônicas para registro de informações no Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE), no período de 2016.1. O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) para o auxílio nas atividades docentes é importante por conta das facilidades oferecidas tanto no ensino como na organização de informações utilizadas pelo professor. A utilização de planilhas eletrônicas, em especial o Calc do pacote LibreOffice e do Google Docs, torna-se imprescindível no auxílio de registros de dados. Para a contribuição nas atividades do laboratório, foram criadas planilhas contendo informações a respeito da manutenção e instalação de softwares realizados nos Ultrabooks e Tablets, que servem de apoio à realização das tarefas do Laboratório. A organização das planilhas se dá em forma de tabela, seguindo um modelo relacional, facilitando a inserção, remoção e busca de dados. Esses registros foram usados para melhorar a produtividade, auxiliando na busca das informações, que dada a quantidade de equipamentos seria improdutivo ter que acessar cada máquina, uma por uma. Concluindo, as planilhas eletrônicas apesar de serem ferramentas simples, são muito úteis e fornecem uma quantidade enorme de funcionalidades. Servem como uma base de dados que podem ser utilizados para análise ou obtenção de informação. Com isso, é uma ferramenta tecnológica que pode ser usada no auxílio às atividades docentes, no âmbito da organização de dados.
Descrição: CASSIMIRO, Felipe Sobreira et al. Planilhas eletrônicas como ferramentas para o auxílio na organização de informações no âmbito educacional acadêmico.Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2)
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26586
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_fscassimiro.pdf50,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.