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dc.contributor.authorLage, Ana Maria Vieira-
dc.date.accessioned2017-10-09T12:08:21Z-
dc.date.available2017-10-09T12:08:21Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.citationLAGE, Ana Maria Vieira. O uso do teste de apercepção temática na análise da depressão no contexto da adolescência. Revista da SBPH, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 20-36, dez. 2004.pt_BR
dc.identifier.issn1516-0858-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26491-
dc.description.abstractThe present work analyzes depression during the adolescence, including four individuals, two male and two female, with ages between 13 and 18 years and who were attended at the Hospital Universitario Walter Cantidio in July, 2004. We used quality research as a reference theoretical methodology grounded in psychoanalytic theory. The comprehension of depression in adolescence was centered in the analysis of mourning regarding childhood body loss, idealized parents and childhood identity. Information gathering was based on the application of the Thematic Apperception Test. We observed that conflict thrusts, story outcomes, and the relationship between story themes and picture cards, extracted from adolescents stories utilizing picture cards, were correlated with the process of mourning inherent to the adolescence process.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista da SBPHpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectDepressãopt_BR
dc.subjectTeste de Apercepção Temáticapt_BR
dc.subjectDepressionpt_BR
dc.subjectAdolescencept_BR
dc.subjectProjective techniquespt_BR
dc.subjectPsychopathologypt_BR
dc.titleO uso do teste de apercepção temática na análise da depressão no contexto da adolescênciapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho visou realizar uma investigação acerca da depressão no contexto da adolescência, para tanto participaram desta pesquisa quatro adolescentes – dois do sexo feminino e dois do sexo masculino-, encaminhados dos ambulatórios de especialidades médicas do Hospital das Clinicas da Universidade Federal do Ceará para o ambulatório especializado de psicologia da mesma Instituição, no período de julho de 2004. Adotou-se como referencial teórico-metodológico a pesquisa qualitativa, ancorada nos pressupostos teóricos da psicanálise, pois, o que interessou na compreensão do conceito de depressão na adolescência, foi identificá-la como luto pela perda do corpo infantil, dos pais idealizados da infância e, da identidade e dos papéis infantis, onde as elaborações concernentes a tais perdas aí estão colocadas. A coleta das informações deu-se pela aplicação reduzida das lâminas do Teste de Apercepção Temática (T.A.T.) nos referidos adolescentes, através dos mecanismos de deslocamento presentes na projeção, onde os conflitos referentes à perda da estrutura infantil foram expressos. A análise de conteúdo do material empírico evidenciou, que as três dimensões – as forças dramáticas dos conflitos, o desfecho conferido aos conflitos experimentados pelo protagonista e a relação entre o tema proposto pelos adolescentes e os temas predominantes de cada lâmina- extraídas do relato das história contadas pelos adolescentes a partir da apresentação das lâminas, puderam ser correlacionadas com as vivências do triplo processo de luto característico da passagem pela adolescênciapt_BR
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